postado em 23/04/2011 08:00
Uma menina da Califórnia de 13 anos pega o dinheiro que ganhou da mãe, grava um clipe, coloca no YouTube e algumas semanas depois vira o assunto mais popular da internet. Um menino também de 13 anos resolve compartilhar dublagens que faz das canções pop e, de repente, consegue milhões de acessos e convites para cantar com astros como 50 Cent. Uma brasileira resolve fazer músicas e vídeos em português de Britney Spears, Lady Gaga e Mariah Carey e, em seguida, as canções começam a pipocar nas principais baladas do Brasil. Essas são as histórias de algumas das celebridades do YouTube. Trata-se, respectivamente, de Rebecca Black, Keenan Cahill e Ximbica, que estão entre os mais populares da rede. Rebecca Black gravou a música Friday que, em poucas semanas, já tem mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. Ela já ultrapassou estrelas como Lady Gaga, Britney e Justin Bieber. O sucesso é tanto que a cantora teen foi convidada para participar do talk-show de David Letterman, um dos mais populares da tevê americana. Segundo a revista Billboard, a menina fatura USS 27 mil por semana com vendas na iTunes e mais de USS100 mil com as visitas ao clipe na internet.
No entanto, Black tem um sucesso às avessas. Grande parte dos comentários sobre o hit Friday é composto por críticas a cantora, além das mais diversas paródias feitas com o clipe. Entre as mais conhecidas, estão os mashups com sucessos do funk e as sátiras de comediantes norte-americanos, com direito à versão gospel. Mesmo após ter ganhado o apelido de pior cantora do mundo, Rebecca já anunciou o próximo single, que vai se chamar Lol (rindo muito, em inglês).
Outra celebridade do YouTube é Keenan Cahill. O garoto sofre de uma doença genética que, além de obrigá-lo a uma rotina de cirurgias, o impede de ter uma estatura normal para sua idade. Mas o menino não se abala com o problema. Dono de uma expressividade acima da média, Cahill gravou diversos vídeos nos quais aparece dublando os principais hits do momento. A estratégia deu certo e, em pouco tempo, ele ganhou fama na internet. O clipe de Down on me já tem cerca de 30 milhões de visualizações e a versão do hit do rapper Usher, DJ got us fallin;in love again, está na casa dos 13 milhões de visitas.
O que seduz nos vídeos de Keenan é o carisma natural. Dono de uma aparência diferente dos outros meninos de 13 anos, ele investe em danças e expressões engraçadas para fazer sucesso. Ao contrário de Black, o garoto não investe em gravações e efeitos visuais, na verdade, é tudo muito simples, feito com uma webcam ligada ao computador. O cenário, por exemplo, é o quarto e, muitas vezes, é possível ver uma cama desarrumada ou roupas sujas pelo chão.
A primeira celebridade da internet que o Brasil acompanhou de perto é Stephany, conhecida pela canção do Crossfox, feita em 2009. O sucesso da pioneira estimulou outras cantoras a tentarem o estrelato na internet. A vitoriosa foi Ximbica, que surgiu da mente do produtor Marcelo MM e em pouco tempo invadiu o YouTube com paródias.
O sucesso é tanto que as músicas tocam em diversas baladas do Brasil. Miro Rizzo, DJ residente da festa Gambiarra, conta que o público começou a pedir Ximbica e desde então a cantora é tocada no evento
111 milhões
Número de acessos do clipe Friday, de Rebecca Black