Diversão e Arte

Show encerra o mês em que se comemora o Jazz nos Estados Unidos

postado em 29/04/2011 09:32

Ben Trio interpreta clássicos de jazz no Sesc 504 Sul, como Summertime, When I fall in love, Beyond the sea

O que Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Charles Mingus, Lionel Hampton, Gerry Mulligan e Herbie Hancock têm em comum, além do fato de serem nomes fundamentais da história do jazz? Eles e tantos outros grandes músicos do gênero nasceram em abril.

E justamente por essa coincidência que o mês foi escolhido pelo Instituto Smithsonian (EUA) para ser o mês de apreciação do jazz. A iniciativa que, neste ano, completa uma década, tem como objetivo celebrar as glórias do jazz. Para isso, incentiva apresentações musicais em escolas, universidades, bibliotecas e casas de shows e atenção especial em emissoras de rádio.

A cada ano, é escolhido um tema para o mês de apreciação do jazz. O de 2011 é o legado das mulheres nesse tipo de música. Nesse contexto, um grupo em especial ganhou os holofotes do evento: o International Sweethearts of Rhythm. Formando em 1937, era integrado por jovens mulheres que viajavam o país tocando jazz.

Eram estudantes, negras e brancas, de uma escola da comunidade de Piney Woods, estado do Mississippi. O grupo se apresentava para ajudar a manter a escola e ainda pagar pelos estudos.

Independentemente do preconceito, a banda de jazz se apresentou pelos Estados Unidos (viajava pelo país em um ônibus personalizado, o Big Bertha) sempre com muito sucesso. Ainda hoje, essas mulheres são exemplo de excelência musical e superação de adversidades.

Trio brasiliense

Em Brasília, o Ben Trio tem usado a música no auxílio do ensino de inglês. Formado há um ano por professores da Casa Thomas Jefferson, o trio interpreta clássicos do jazz e, durante a apresentação ; batizada de Jazz it up ;, conversa com os alunos sobre as músicas e as caraterísticas do jazz, como o improviso. Em uma parceria da embaixada americana com a escola, o Jazz it up chega hoje, às 20h, no Sesc 504 Sul, como parte do mês de apreciação do jazz.

;O jazz, no meu ponto de vista, é uma das maiores manifestações da cultura americana. É tão forte quanto o choro ou a bossa nova são para nós no Brasil. Há jazzistas que são referência para músicos no mundo todo;, comenta Tico de Moraes, guitarrista do grupo. Completam o trio o saxofonista Beto Arruda e o cantor Nicolas Barbosa. O repertório de hoje terá standards como Summertime, When I fall in love; Beyond the sea; New York, New York; e Garota de Ipanema.

Adido cultural da embaixada dos Estados Unidos, Justen Thomas conta que o mês de apreciação do jazz tem gerado uma resposta positiva, tanto que a iniciativa foi reconhecida e recomendada pelo congresso americano: ;A repercussão é grande, especialmente nas escolas. É uma maneira interessante de divulgar os valores do jazz como música e o que ele fez pela sociedade;, diz o adido.]


JAZZ IT UP
Hoje, às 20h, no Sesc 504 Sul. Apresentação do grupo brasiliense Ben Trio como parte do mês de apreciação do jazz. Acesso livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação