Diversão e Arte

Festa na Esplanada traz Zezé Di Camargo & Luciano e artistas da cidade

Irlam Rocha Lima
postado em 01/05/2011 06:44

Os 20 anos de carreira de Zezé Di Camargo & Luciano deram o mote para a dupla botar o pé na estrada com a turnê Simplesmente canções, que chega hoje a Brasília. O show, às 19h, é o ponto alto das comemorações do Dia do Trabalhador, na Esplanada dos Ministérios. A festa, promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), tem extensa programação, que começa às 10h, com a apresentação de artistas da cidade.

Durante o espetáculo, com aproximadamente duas horas de duração, Zezé Di Camargo & Luciano vão passar em revista músicas que marcaram a trajetória dos cantores e que os levaram a ocupar o patamar mais alto na cena sertaneja. Recordistas de vendagem de disco, com mais de 30 milhões de cópias comercializadas, eles viram a popularidade crescer ainda mais após a exibição de Dois filhos de Francisco, filme no qual o cineasta Breno Silveira conta a história dos dois, assistido por quase 6 milhões de espectadores.

No momento, os irmãos goianos, nascidos nos arredores de Pirenópolis (GO), comemoram a venda do Double face, o CD mais recente, que já ultrapassou a marca de 350 mil exemplares ; um feito em tempos de pirataria e de crise da indústria fonográfica. Contribuiu para isso a maciça execução da faixa Mentes tão bem, que fez parte da trilha sonora da novela Araguaia, da TV Globo.

Em Simplesmente canções, acompanhada por uma banda de sete músicos, quatro backing vocals e 10 bailarinos, a dupla ocupa palco com cenário high-tech e interpreta músicas que criam um clima romântico e alegre, extraídas do novo álbum, como Tapa na cara, Telefone mudo, Tão linda e tão louca, Ainda ontem chorei de saudade; além das também consagradas Vem ficar comigo, A ferro e fogo, Pra mudar a minha vida, Saudade bandida, Como um anjo, Sem medo de ser feliz, No dia em que saí de casa, Pão de mel e, obviamente, o megassucesso É o amor.

;Uma janela foi criada no show para os fãs solicitarem canções mais antigas;, anuncia Luciano, que, em momento solo no palco, recria Do seu lado (Nando Reis), sucesso da banda pop mineira Jota Quest. Em entrevista ao Correio, o cantor fala da relação com o irmão e sobre temas variados que vão da política à novela, passando por redes sociais e novos nomes da música sertaneja.

Festa do Dia do Trabalhador Show com a participação do Grupo Jenipapo, das cantoras Suzana Mares e Ellen Oléria e das duplas Pedro Paulo & Matheus e Zezé Di Camargo & Luciano, hoje, a partir das 10h, na Esplanada dos Ministérios. Classificação indicativa livre.

A programação da festa comemorativa do Dia do Trabalhador, extensa e diversificada, será aberta logo de manhã, na Esplanada dos Ministérios. Dela farão parte oficinas culturais, atividades esportivas e infantis, encenação de peça teatral e apresentação de DJs e repentistas. A partir das 15h, haverá uma série de shows, como do grupo Jenipapo, das cantoras Suzana Mares e Ellen Oléria e da dupla Pedro Paulo & Matheus.

Liderado pelo violonista Rafael Miranda, o Jenipapo tem sua formação o vocalista Atan Pinho e os músicos Hermano Silva (percussão), Lieder Rodrigues (percussão), Yto Moraes (bateria), Adriano Sarga (guitarra) e Wudson Bonfim (baixo). O grupo que desenvolve um trabalho baseado em ritmos brasileiros, vai mostrar no show composições autorais.

Suzana Mares vai aproveitar a Festa do Trabalhador para apresentar músicas que vão integrar o repertório do novo disco, a ser gravado neste ano, entre elas Agalopado (Alceu Valença), Viajei de trem (Sérgio Sampaio) e Não fiz o que pude (Nando Reis). Com a cantora estará a banda formada por Marcos Guedes (bateria), Ronan Teixeira (bandolim), Bernardo Neto (guitarra) e Rodrigo Caldas (baixo).

Em tempo de pré-produção do segundo CD, Ellen Oléria incluiu no roteiro do seu show duas novas canções: Antiga poesia e Humaitá. A elas se juntarão Mandala, Pedro falando com reflexos e Senzala (Feira da Ceilândia), registradas no Peça, o disco de estreia, e já bem conhecidas do público que acompanha as apresentações da cantora. Ellen e sua banda vêm de concorrido e elogiado show no Sesc Pompeia, em São Paulo.

Com uma média de 20 apresentações por mês, a dupla sertaneja Pedro Paulo & Matheus surge como outro destaque do show em comemoração ao Dia do Trabalhador. ;Preparamos um show que tem por base as canções gravadas no DVD que lançamos pela Som Livre, com ótima aceitação;, adianta Pedro Paulo.


Ponto-a-ponto com Luciano

Relação com Zezé
No começo da dupla, eu tinha 18 anos, era imaturo e, levado pelo sucesso, cheguei a ter atitudes arrogantes, sendo chamado à atenção pelo Zezé. Mas, desde aquela época, trocávamos ideias sobre a carreira. Meu irmão nunca, em tempo algum, tomou qualquer decisão sem conversar comigo. Tudo o que fazemos é decidido de comum acordo.

Hino sertanejo
Vejo É o amor como um talismã em nossa carreira. Essa canção é o hino da música sertaneja do último século e foi a única do gênero que entrou na relação das 100 músicas brasileiras mais importantes do século 20. Há mais de 20 regravações com artistas de diferentes segmentos ; de Maria Bethânia a Ray Connif.

Dois filhos
Assistido por 5,6 milhões de espectadores, Dois filhos de Francisco contribuiu decisivamente para que a nossa dupla passasse a ser vista como pessoas comuns, que pertenciam a cada família que assistiu ao filme. Aquilo foi muito forte para nós, mesmo já sendo uma dupla que fazia muito sucesso. A TV Globo está em negociação com a Conspiração Filmes para exibi-lo em microssérie.

Lula e Dilma
Tão importante como ter um presidente originário da classe operária é contarmos agora com uma mulher no comando do país. O Lula entrou para a história como um estadista, principalmente pelas medidas que tomou nas áreas econômica e social. Votei em Dilma e torço para que a presidente venha a conduzir o Brasil para uma prosperidade ainda maior.

Noveleiro assumido
Sou viciado em novelas desde sempre. Costumo me identificar com personagens e de discutir cenas. Músicas do repertório de Zezé Di Camargo & Luciano já fizeram parte da trilha sonora de umas 10 novelas. A primeira foi Eu te amo (versão de And I love her, de Lennon & McCartney), de Perigosas peruas, de 1992; e a mais recente Mentes tão bem, de Araguaia.

Rede social
Vejo a rede social como uma mídia moderna e importante. Utilizo dois perfis no Twitter. O @_lucianocamargo para fazer comentários sobre vários assuntos, mas nada da minha vida pessoal; e o @zcloficial, para contatos com os fãs e promoções da dupla.

Novos sertanejos
Acho salutar que haja renovação na música sertaneja. Dos novos, gosto mais dos goianos Jorge & Mateus. O Luan Santana sempre foi fã da gente e a primeira música que ele cantou é de autoria de Zezé (Di Camargo). O Victor Chaves é um compositor romântico em sintonia com natureza. Com Leo, ele faz um dueto perfeito. Já a Paula Fernandes é a voz mais bonita surgida ultimamente na música brasileira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação