Na última segunda-feira (2/5), músicos, donos de bares, técnicos de som e consumidores de cultura em geral se reuniram às 20h no Museu da República para discutir sobre as recentes interdições de estabelecimentos noturnos na cidade. Em 20 de abril, véspera de feriado, quatro bares da quadra 408 Norte ; Café da Rua 8, Cenário, Meu Bar e Café Senhoritas ; foram autuados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) por excesso de barulho e permaneceram fechados por oito dias, até o pagamento de R$ 1,8 mil em multas.
O encontro foi organizado pelo Movimento de Revitalização da Música de Brasília, grupo criado há cerca de um mês pelo músico Sérgio Lorran e a sua companheira, Ingrid Belo. Cerca de 60 pessoas compareceram para expor suas visões e propostas, buscando encontrar um meio para a convivência pacífica entre artistas, donos de bares e moradores de quadras próximas aos estabelecimentos.
;É preciso preservar o direito dos moradores de dormir e o direito dos artistas de trabalhar. Não podemos abrir mão de nenhum deles;, ressaltou Régis Torres, músico e um dos coordenadores do movimento. O representante do governo Amauri Pessoa, do gabinete do deputado distrital Cláudio Abrantes (PPS), explicou que uma alteração na lei seria complicada. ;Devemos nos sentar com o Ibram e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) para encontrar uma solução.; Representantes das respectivas entidades não compareceram.
Renato Fino, dono do Senhoritas Café, avaliou que o momento é muito oportuno para a união. ;A atitude do governo permitiu que nós acordássemos para o problema. É preciso lutar para que isso não torne a acontecer.; A proprietária do Café da Rua 8, Eva Pimenta, se indignou ao relembrar a interdição do seu bar. ;Foi humilhante sermos fechados pelo poder público. O nosso propósito não é só comercial, mas também cultural.;
Laudos
Aldemir Borges, técnico de som que realiza laudos de medição acústica para a obtenção de alvarás, apresentou o seu instrumento de trabalho e critérios que devem ser seguidos durante o seu uso. ;É preciso estar a um metro do ambiente, posicionar o aparelho na curvatura correta, levar em consideração a área em que o estabelecimento se localiza (local ou residencial) e o período (diurno ou noturno) em que está sendo realizada a medição.;
O advogado dos bares autuados no dia 20 e professor da Universidade de Brasília (UnB) Gustavo Lima Braga esteve presente para apontar os problemas na fiscalização e afirmar que é possível contestar a medição judicial. ;O barulho do tráfego nas vias e da conversa das pessoas é captado durante a medição e não pode ser controlado pelo bar. Não é certo que ele seja responsabilizado pelos atos de terceiros.;
Não faltaram manifestações de apoio ao movimento. Ideias como a de Renato Fino, de que em 20 de abril se institua o Dia Mundial de Combate ao Lacre Cultural, e a do estudante Danilo Soares, de que a população ocupe as ruas para fazer arte, movimentaram as discussões, mas as propostas ainda estão sendo debatidas e formuladas.
O próximo encontro ainda não tem data, mas a página do grupo na rede social Facebook ;;Movimentação de Revitalização da Música de Brasília ; está aberta a todos que queiram participar.