Diversão e Arte

Guitarrista Ricardo Silveira faz show esta noite no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 08/06/2011 10:54

Ricardo Silveira fez show com repertório que tem como base o CD Até amanhãO guitarrista Ricardo Silveira é um músico de formação eclética. Adolescente, ouviu o rock dos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Cream, o blues de B.B. King e John Mayall, o jazz de Miles Davis, Joe Pass, Dave Brubeck e Oscar Peterson e a música brasileira de João Gilberto, dos Novos Baianos e dos Mutantes. Carioca com formação na Berklee College of Music, em Boston, tem discos lançados nos Estados Unidos e carreira internacional. Ao choro, ele chegou ouvindo K-Ximbinho, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e, claro, Pixinguinha. No fim da década de 1970, depois de acompanhar Elis Regina na turnê do show Essa mulher, passou a tocar com outros grandes nomes da MPB, como Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Ivan Lins, João Bosco, Maria Bethânia e Nana Caymmi.

De hoje a sexta, às 21h, ele esbanja toda essa influência no Clube do Choro, acompanhado pelo contrabaixista Rômulo Gomes e pelo baterista André Tanseta, instrumentistas com quem tem trabalhado bastante ultimamente. O músico não costuma definir repertório com antecedência, preferindo escolher os temas que vai tocar quase na hora de subir ao palco.

No caso das apresentações no Clube do Choro, ele vai ter por base Até amanhã, CD que lançou em 2010, inicialmente nos Estados Unidos, pelo selo Adventure Music; e depois no Brasil, pelo MPB, com distribuição da Universal Music. ;Nesse disco, faço nova leitura de temas que havia gravado ao longo dos 25 anos de carreira, com arranjos para sopros de Vittor Santos, Jessé Sadoc e Marcelo Martins, entre os quais Bom de tocar, Dois irmãos, Rabo de foguete e Portal da cor, que ganhou letra de Milton Nascimento;, conta.

Entre 2006 e 2008, Silveira esteve à frente do programa Estúdio 66, no Canal Brasil, no qual recebia colegas para bate-papo e improvisos musicais. ;Durante três anos, tive contato com mais de 70 músicos, de diferentes gerações; de Egberto Gismonti a Chico Pinheiro, de Paulo Moura a Hamilton de Holanda, de João Donato a Leandro Braga;, conta.

Ouça música Rabo de foguete

Celebrações
Nos Estados Unidos, além de ter lançado vários discos, o guitarrista fez excursão com Herbie Mann e tocou com artistas brasileiros e norte-americanos, entre os quais Sérgio Mendes, Dori Caymmi, Oscar Castro Neves, David Sanborn, Pat Metheny, Diana Ross, Brenda Russell, Patti Austin, acompanhando Matt Bianco duas vezes pela Europa e pelo Japão. Neste país, fez mais de oito viagens para participar de concertos, ao lado de Sadao Watanabe e Don Grusin.

Com Francisco Bosco, produziu Não vou pro céu, mas já não vivo no chão, CD mais recente do cantor e compositor João Bosco, a quem acompanhará em uma série de shows pela Europa, no próximo mês. No fim da última semana, ele tomou parte do projeto Bossa Jazz, em Natal, ao lado de músicos do Rio Grande do Norte. ;No dia 23, vou tocar no Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com Rômulo Gomes, André Tendeta, Jessé Sadock e Marcelo Martins;, anuncia.

Reinvenção
Sobre o disco Até amanhã, escreveu o violonista paulistano Chico Pinheiro, um dos músicos mais destacados a nova geração no país: ;Após escutar Até amanhã, os primeiros sentimentos que me vieram foram os de surpresa e gratidão. Surpresa pela absoluta reinvenção de cada um dos temas já conhecidos e regravados. As faixas foram revestidas em arranjos e performances que as tornaram atemporais ; seja pela concepção de base, toda gravada ao vivo, por um power trio, com o qual Silveira vem excursionando e construindo uma cumplicidade e afinidade incríveis ; seja pelos arranjos sofisticados e inventivos de Vittor Santos, Marcelo Martins, Jessé Sadock e dele mesmo, seja pela sonoridade belíssima do CD, bem acústica, bem fiel, sem muitos efeitos. Gratidão, pois trata-se de um disco de celebrações ; aos amigos, às parcerias, ao violão e à guitarra, à brasilidade, à própria música e à vida.;

Ricardo Silveira
Show do guitarrista carioca, acompanhado por Rômulo Gomes (baixo) e André Tendeta (bateria) de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Clube do Choro do Brasil. No Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação