Enviado Especial
postado em 09/06/2011 09:48
São Paulo ; Eis um desafio ingrato: tente resumir, com uma única palavra, um espetáculo do Cirque du Soleil. A tarefa pode exigir truques e malabarismos de linguagem. Mas Mathieu Gatien, diretor artístico da companhia canadense, parece ter encontrado um adjetivo que condensa o espírito do novo show do grupo no Brasil. Varekai é, segundo ele, ;vulcânico;. Um termo tão adequado que volta e meia pipoca no discurso de Mathieu. E aparece novamente, como que para sublinhar o tom da encenação. ;É uma celebração da vida. E uma celebração vulcânica;, reitera.A repetição, no caso, faz todo sentido. Já que os personagens multicoloridos ; e exóticos ; do mundo Varekai habitam uma floresta profunda, deitada no cume de um vulcão. A paisagem, sempre em ponto de ebulição, inspirou o diretor Dominic Champagne (de Love, musical inspirado em canções dos Beatles) a tingir uma criação que, para Mathieu, injeta uma dose extra de energia na grife do circo. O contato com as plateias brasileiras, não à toa, será intenso, demorado. A temporada começa em São Paulo, em 15 de setembro, e chega a Brasília em fevereiro de 2012. Ainda passa por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
;Nunca apresentamos Varekai na América do Sul. De certa forma, vai ser como voltar para casa. O clima festivo da cultura brasileira tem muito a ver com o coração desse espetáculo;, observa. Não será equívoco, portanto, notar um quê carnavalesco nessa selva. Nos dois números apresentados à imprensa, a promessa de euforia tropical ganha vida tanto na trilha sonora (com quê de world music, além de algum tempero de bossa nova) quanto nos figurinos, em cores fortes, que brilham no escuro. ;As acrobacias, desta vez, são especialmente impressionantes;, avisa Mathieu. Não é exagero.
Apesar do visual caleidoscópico, o personagem principal entra no palco vestido apenas em branco. Depois da tentativa frustrada de voar, Ícaro cai na terra estranha de Varekai. Em mergulhos aéreos e contorções numa rede perfurada, ele parece flutuar na tenda improvisada do Credicard Hall, onde a produção do evento reuniu uma centena de jornalistas em coletiva de imprensa. Logo depois, o lirismo ganha comicidade com a entrada do malabarista que manipula bolinhas de ping-pong com as mãos, pés e até com a boca. ;Varekai é um mundo onde o impossível é possível;, diz Mathieu. Difícil discordar.
O presidente da empresa Time For Fun, que organiza desde 2006 as turnês brasileiras do Cirque (as anteriores foram Saltimbanco, Alegria e Quidam), prefere um outro slogan: ;Varekai, todo mundo vai;. ;Este é um espetáculo ousado, colorido, com números aéreos impressionantes. E, por causa do bom momento na economia brasileira, com ingressos mais baratos;, afirma Fernando Alterio.
O número de cidades da turnê saltou de duas (em 2006) para oito. E a estabilidade do dólar, segundo Alterio, permitiu um setor ;popular;, que custa R$ 140 (a meia, R$ 70). Ainda assim, o preços dos melhores lugares continuam proibitivos, principalmente para famílias numerosas: as poltronas mais caras saem por R$ 370.
[FOTO2]Beleza cara
Sobre o valor dos ingressos, Mathieu é pragmático: ;A vida é difícil para todo mundo. É óbvio, mas é isso;, reconhece. Ainda assim, insiste que Varekai é show para ;toda a família;. ;Não é algo que você compra e leva para casa, mas uma experiência que as crianças vão lembrar para a vida inteira;, garante. ;A beleza não é muito acessível para as pessoas, é verdade. Mas a nossa missão é levar a beleza, de cidade em cidade.; Nesse ponto, a arte do Cirque pode ser comparada às andanças dos ciganos ; uma referência que aparece logo no nome do show. Varekai, no idioma da trupe, quer dizer ;onde quer que seja;.
O processo de criação da companhia também guarda semelhanças com a vida nômade. Cada artista colabora com improvisos até se apropriar totalmente do número. Por isso mesmo, Varekai mudou muito desde a estreia, em 2002, em Montreal. ;O esqueleto da trama é preservado, mas podemos dizer que o show se encontra hoje no auge, em potência máxima;, diz o diretor artístico. O apelo da marca também parece infalível: a Time For Fun já agenda escalas do show na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia e na Venezuela. Também cogita renovar o acordo com a companhia em mais cinco anos. ;A sensação é de que, onde quer que estejamos, estamos em casa;, resume Mathieu. Um lar cada vez mais amplo. E, é claro, vulcânico.
* O repórter viajou a convite da produção do evento
VAREKAI
Turnê brasileira do Cirque du Soleil. As apresentações começam em 15 de setembro, em São Paulo. A etapa brasiliense começa em 23 de fevereiro de 2012. Pré-venda de ingressos para clientes American Express e Bradesco Prime em 19 de setembro. Informações: www. cirquedusoleil.com.br. Classificação indicativa livre.