Diversão e Arte

Continuações de filmes batem um recorde em 2011; Brasil vai na contramão

postado em 10/06/2011 09:43

Público brasileiro acompanhou os novos capítulos e filmes como Piratas do CaribeUma espiada na programação de cinema pode deixar a impressão de que o relógio parou: como acontece em toda temporada de superproduções americanas, personagens conhecidíssimos voltam às telas para disputar o carinho do público. A fórmula, na maioria quase absoluta dos casos, funciona a contento ; as continuações têm o poder de multiplicar lucros e consolidar franquias por vezes bilionárias. É um método conhecido. Em 2011, no entanto, Hollywood parece ter exagerado a dose: de acordo com o site Box office mojo, especializado em números de bilheteria, os estúdios bateram um recorde ao programar 27 sequências para este ano.

A soma só encontra páreo na safra de 2003, quando houve 24 continuações. Mais impressionante é quantidade de séries longevas, que se desmembram em subdivisões e produtos paralelos. Um truque cada vez mais frequente é a ;sequência da sequência;, que produz títulos como Harry Potter e as relíquias da morte ; Parte 2 e A saga Crepúsculo: Amanhecer ; Parte 1. ;Nenhum executivo de cinema foi demitido por aprovar uma sequência;, ironiza o crítico Roger Ebert, em artigo escrito na revista Newsweek sobre o tema.

Fato curioso é que, apesar da ótima acolhida de Tropa de Elite 2, Os Normais 2 e Se eu fosse você 2, o cinema nacional não programou nenhuma sequência para 2011. Mas elas devem voltar, e com mais força, a partir de 2012, com títulos como Se eu fosse você 3 e De pernas pro ar 2. ;Essa é uma tendência que acompanha a profissionalização do cinema brasileiro;, afirma Marcos Didonet, produtor de Se eu fosse você 2. ;É um mercado que está aberto, mas a gente só pode investir numa continuação quando tem certeza de que o filme vai ser tão bom ou melhor do que o anterior;, pondera.

Em ascensão
Nos primeiros meses do ano, o público brasileiro acompanhou os novos capítulos de Velozes e furiosos; Pânico; Se beber, não case; e Piratas do Caribe. Os três estão entre as maiores bilheterias do ano no país, de acordo com o site Filme B. A fita de super-herói X-Men: Primeira classe estreou com um formato também em voga: o longa dispensa o elenco da série original para voltar às origens dos heróis da Marvel. Uma continuação com um quê de remake. Hoje, Kung fu Panda 2 entra em cartaz.

Até dezembro, os cinemas brasileiros serão tomados por uma onda de continuações que não deixará quase espaço algum para ideias originais. De fitas para crianças (como O ursinho Pooh, Alvin e os esquilos 3 e Deu a louca na Chapeuzinho 2) a atrações para os mais crescidos (Atividade paranormal 3, Piranha 3DD) a vitrine é ampla, ainda que quase monotemática: oferece um mundo de opções em fitas de super-heróis, animações em 3D, comédias juvenis e produções de horror. O Correio lista as 10 produções mais aguardadas da estação.

Veja trailer do filme Piratas do Caribe 4: Navegando em águas misteriosas

Veja o trailer do filme Kung Fu panda 2

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação