; Maíra de Deus Brito
Tudo começou com a banda de rock do irmão mais velho, que era letrista do grupo e escrevia ;umas coisas bonitas;. ;Eu comecei a ler poesia para poder participar dos papos psicodélicos dele;, confessa Fabrício Carpi Nejar, hoje, Carpinejar, após a junção dos sobrenomes da mãe e do pai. Poeta, cronista, jornalista e professor, ele tem 18 livros publicados e o prêmio Jabuti de 2009 pela coletânea de crônicas Canalha!, em que provoca rótulos masculinos. E esse é o forte de Carpinejar: instigar por meio de atenciosas observações do dia a dia. ;Em 2003, criei um blog e comecei como poeta. Mas eu percebi que na internet a escrita é uma outra conversa, uma outra forma de atuação. Eu podia me espalhar mais. Daí, passei a contar histórias e me tornei cronista.;
Esses casos ultrapassaram as fronteiras do diário virtual, chegaram ao microblog Twitter e viraram sucesso. Com mais de 100 mil seguidores, ele é uma das personalidades mais influentes da web e, por isso, o convidado da vez do projeto Escritores brasileiros. Nesta terça-feira, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e, na quarta-feira, às 20h, no Sesc Gama, o poeta participa de um bate-papo sobre o mundo da literatura nas redes sociais e tem seus textos interpretados pela atriz carioca Bidô Galvão.
;Acho que as participações nas redes sociais são sempre algo intenso e irônico. A literatura traz o poder de fogo cruzado. O escritor é um fofoqueiro sofisticado. A minha relação é justamente confundir. Eu acredito que quando a gente confunde a vida, toma uma postura literária. Quando resolvemos as coisas, estamos fazendo autoajuda. É muita saúde confundir. Você pode perceber que qualquer pessoa muito confusa tem muita saúde. O doente está cheio de certezas, que são provisórias;, comenta o escritor, já fazendo poesia, sobre a participação no evento.
Outras leituras
Autor do primeiro livro no Brasil com frases do Twitter (www. twitter.com/carpinejar), Carpinejar é autoridade quando se trata de poesia em 140 caracteres. Tanto que não crê na existência de uma fronteira entre a literatura dita tradicional e a produzida na internet: ;Toda vez que um adolescente lê Guimarães Rosa, o escritor está deixando de ser tradicional. A literatura é criação. Se você está acostumado a trabalhar com textos curtos nas redes sociais, qual será a sua diversão? Ler um livro longo! A essência da falta sempre funcionou;. Animada com as releituras, ela acredita que o novo olhar sobre as obras estimulará a curiosidade do leitores.
Uma das mais atuantes atrizes do DF, Bidô Galvão divide os palcos com as aulas de interpretação em artes cênicas na Universidade de Brasília (UnB). Começou a vida artística como bailarina no fim da década de 1970 e encaminhou-se para o ofício de atriz, trabalhando com os principais diretores da cidade. Atualmente, ensaia o espetáculo Bagatelas, de Guilherme Reis, e viaja o país com a peça Cabaré das donzelas inocentes, com direção de Murilo Grossi e William Ferreira.
;A respiração, a pontuação emocional, tudo é uma roupagem verbal capaz de transformar uma produção dramática em cômica. Será incrível. Depois da interpretação delas, terei que ler meus textos com mímicas!”, diz o poeta, rindo.
Leia textos do autor
Poemas de Um Terno de Pássaros ao Sul
Fragmento I
Pouco crescemos
no que aprendemos,
o sabor
de um livro antigo
está em jovem
esquecê-lo.
Eu alterei
a ordem do teu ódio.
Fiz fretes de obras
na estante.
Mudava os títulos
de endereços
em tua biblioteca
e rastreavas, ensandecido,
aquele morto encadernado
que ressuscitou
quando havias enterrado
a leitura,
aquele coração insistente,
deixando atrás uma cova
aberta na coleção.
Sou também um livro
que levantou
dos teus olhos deitados.
Em tudo o que riscavas,
queria um testamento.
Assim recolhia os insetos
de tua matança,
o alfabeto abatido
nas margens.
Folheava os textos,
contornando as pedras
de tuas anotações.
Retraído,
como um arquipélago
nas fronteiras azuis.
Desnorteado,
como um cão
entre a velocidade
e os carros.
Descia o barranco úmido
de tua letra,
premeditando
os tropeços.
Sublinhavas de caneta,
visceral,
impaciente com o orvalho,
a fúria em devorar as idéias,
cortar as linhas em estacas da cruz,
marcá-las com a estada.
Tua pontuação delgada,
um oceano
na fruta branca.
Pretendias impressionar
o futuro com a precocidade.
A mãe remava
em tua devastação,
percorria os parágrafos a lápis.
O grafite dela, fino,
uma agulha cerzindo
a moldura marfim.
Calma e cordata,
sentava no meio-fio da tinta,
descansando a fogueira
das folhas e grilos.
Cheguei tarde
para a ceia.
Preparava o jantar
com as sobras do almoço.
Lia o que lias,
lia o que a mãe lia.
Era o último a sair da luz.
Poema do livro Terceira Sede
Décima elegia
Só na velhice o vento não ressuscita.
A água dos olhos entra na surdez da neve
e escuta a oração do estômago, dos rins, do pulmão.
O sono desce com a marcha dos ratos no assoalho.
Tudo foi julgado e devemos durar nas escolhas.
Só na velhice os grilos denunciam o meio-dia.
O exílio é na carne.
Esmorece o esforço de conciliar a verdade
com a realidade.
A neblina nos enterra vivos.
Só na velhice o pó atravessa a parede da brasa,
o riso atravessa o osso.
Deciframos a descendência do vinho.
Os segredos não são contados
porque ninguém quer ouvi-los.
O lume raso do aposento é apanhado pela ave
a pousar o bule das penas na estante do mar.
Só na velhice acomodo a bagagem nos bolsos do casaco.
O suspiro é mais audível que o clamor.
Recusamos o excesso, basta uma escova e uma toalha.
Só na velhice os músculos são armas engatilhadas.
O nome passa a me carregar.
É penoso subir os andares da voz,
nos abrigamos no térreo de um assobio.
Pedimos desculpa às cadeiras e licença ao pão.
O ódio esquece sua vingança.
Amamos o que não temos.
Só na velhice digo bom-dia e recebo
a resposta de noite.
Convém dispor da cautela e se despedir aos poucos.
Só na velhice quantos sofrem à toa
para narrar em detalhes seu sofrimento.
O pesadelo impõe dois turnos de trabalho.
Investigo-me a ponto de ser meu inimigo.
Sustentamos o atrito com o céu, plagiando
com as pálpebras o vôo anzolado, céreo, das borboletas.
Só na velhice há o receio em folhear edições raras
e rasgar uma página gasta do manuseio.
Embalo a espuma como um neto.
Confundimos a ordem do sinal da cruz.
O luto não é trégua e descanso, mas a pior luta.
Só na velhice a forma está na força do sopro.
Respeito Lázaro, que a custo de um milagre
faleceu duas vezes.
O medo é de dormir na luz.
Lamento ter sido indiscreto
com minha dor e discreto com minha alegria.
Só na velhice a mesa fica repleta de ausências.
Chego ao fim, uma corda que aprende seu limite
após arrebentar-se em música.
Creio na cerração das manhãs.
Conforto-me em ser apenas homem.
Envelheci,
tenho muita infância pela frente.
Poema do livro Biografia de uma árvore
Ouvidos de orvalho
Na eternidade, ninguém se julga eterno.
Aqui, nesta estada, penso que vou durar
além dos meus anos, que terei
outra chance de reaver o que não fiz.
Se perdoar é esquecer, me espera o pior:
serei esquecido quando redimido.
Não me perdoes, Deus. Não me esqueças.
O esquecimento jamais devolve seus reféns.
A claridade não se repete. A vida estala uma única vez.
O fogo é uma noz que não se quebra com as mãos.
A voz vem do fogo, que somente cresce se arremessado.
Não há como recuar depois de arder alto.
Fui lançado cedo demais às cinzas.
Somos reacionários no trajeto de volta.
Quando estava indo ao teu encontro,
arrisquei atalhos e travessas desconhecidas.
Acreditei que poderia sair pela entrada.
Ao retornar, não improviso.
Minha conversão é pelo medo,
orando de joelhos diante do revólver,
sem volver aos lados,
na dúvida se é de brinquedo ou de verdade.
O vento faz curva. Não mexo nos bolsos,
na pasta e na consciência,
nenhum gesto brusco de guitarra,
a ciência de uma mira
e o gatilho rodando próximo
do tambor dos dentes.
Derramado em Deus, junto meu desperdício.
Vou te extraviando no ato de nomear.
Melhor seria recuar no silêncio.
Cantamos em coro como animais da escureza.
Os cílios não germinaram.
Falta plantio em nossas bocas, vegetação nas unhas,
estampas e ervas no peito.
Suplicamos graves e agudos, espasmos e espanto,
compondo esquina com a noite.
Cantar não é desabafo,
mas puxar os sinos
além do nosso peso,
acordando a cúpula de pombas.
Somos fumaça e cera,
limo e telha,
névoa e leme.
O inverno nos inventou.
Não importa se te escuto
ou se explodes meus ouvidos de orvalho:
morre aquilo que não posso conversar?
Ficarei isolado e reduzido,
uma fotografia esvaziada de datas.
Os familiares tentarão decifrar quem fui
e o que prosperou do legado.
Haverei de ser um estranho no retrato
de olhos vivos em papel velho.
Escrevo para ser reescrito.
Ando no armazém da neblina, tenso,
sob ameaça do sol.
Masco folhas, provando o ar, a terra lavada.
Depois de morto, tudo pode ser lido.
Vejo degraus até no vôo.
Tua violência é a suavidade.
Não há queda mais funda
do que não ser o escolhido,
amargar o fim da fila,
ser o que fica para depois,
o que enumera os amigos
pelos obituários de jornal,
o que enterra e se retrai no desterro,
esfacela a rosa ao toque
na palidez das pétalas e velas,
vistoriando cada ruga
e infiltração de heras entre as veias,
nunca adulto para compreender.
Não há nada de natural na morte natural.
Divorciar-se do corpo, tremer ao segurar
as pernas, acomodar-se no finito
de uma cama e deitar com o tumulto
que vem de um túmulo vazio.
Poemas do livro Cinco Marias
Chega um momento
em que somos aves na noite,
pura plumagem, dormindo de pé,
com a cabeça encolhida.
O que tanto zelamos
na fileira dos dias,
o que tanto brigamos
para guardar, de repente
não presta mais: jornais, retratos,
poemas, posteridade.
Minha bagagem
é a roupa do corpo.
...
Eu fui uma mulher marítima,
as rugas chegaram antes.
Eu fui uma mulher marítima,
paisagem e pêssego,
uma faísca
entre a corda do barco
e a rocha.
Eu fui o que não sou.
Depois que inventaram o inconsciente,
a verdade fica sempre para depois.
...
A mãe orquestrava a horta.
Reservava espaço para ervas daninhas
e seu alfabeto de moscas.
Não mexia na ordem de Deus.
Louvada seja
a esmola de uma hortaliça.
...
Acerto o relógio pelo sol.
Percorro as dez quadras
de meu mundo.
As ruas são conhecidas
e me atalham.
...
Meu medo se interessa por qualquer ruído.
Hoje quero alguém para conversar enquanto dirijo,
baixar os faróis em estrada litorânea,
enxergar pelas mãos.
...
Fazer as coisas pela metade
é minha maneira de terminá-las.
Os poemas aqui publicados integram o livro inédito Cinco Marias.