postado em 14/06/2011 10:31
Glee é um dos programas de maior sucesso na tevê mundial. O enredo retrata o cotidiano dos estudantes da McKinley High School, que tentam fazer decolar o coral da escola: o New Directions. O que parecia ser mais uma série musical com fama na telinha começa a alçar voos maiores e, aos poucos, vira um dos maiores fenômenos do entretenimento. O seriado já lançou cinco músicas próprias, emplacou a apresentadora do Emmy 2011 (maior premiação da televisão) e vê os integrantes do elenco iniciarem carreira solo no show bussiness. Desde o início da segunda temporada, os produtores da série começaram a investir em músicas próprias, em vez de continuarem apenas com versões de hits. Até agora, os títulos lançados são Get it right, Light up the world, Pretending, Trouty mouth e Loser like me. Todas as faixas já são sucesso, por exemplo a última ; produzida por Max Martin, que assina também Teenage dream (Katy Perry) e Hold it against me (Britney Spears) ; ocupou o segundo lugar do iTunes, com 210 mil downloads.
Os números são impressionantes. Get it right, que com 151 mil downloads ocupou o 6; lugar do iTunes, ficou com a 16; posição das músicas mais tocadas em todas as rádios americanas. Marca expressiva, já que a faixa competia com sucessos de cantoras como Lady Gaga, Ke$ha, Rihanna e Britney Spears. Rob Stringer, um dos produtores da série, garantiu que novas canções ainda vão aparecer. ;Definitavemente, vamos apostar em novas músicas próprias. Mas isso não vai acontecer toda semana. Estamos buscando pessoas que possam escrever canções para alguns personagens.;
As músicas originais dão uma renovada na série. É isso que a professora de patinação artística Nathália Gasparini, 24 anos, pensa. Ela ouviu as canções autorais durante a segunda temporada de Glee e aprovou. ;Gostei muito da ideia do uso de músicas originais. Acho que inaugura uma nova era, na qual eles estão caminhando para virar uma banda mesmo.;
Carreira solo
O estudante da Universidade de Brasília Filipe Cavalcanti, 20 anos, acompanha a série desde 2009 e não tem a mesma opinião. Ele conhece as músicas autorais do seriado, mas confessa não gostar muito do resultado. ;Não é ruim, mas prefiro eles fazendo covers. Vejo Glee como uma série mais adulta e essas canções, apesar de bem produzidas, dão uma cara de High School Musical, uma coisa de adolescentes;, explica.
Uma das personagens de maior destaque da série é Sue Silvester. Jane Lynch, que interpreta a maldosa treinadora da equipe de chefes de torcida, levou um Emmy de melhor atriz coadjuvante em 2010. Agora, ela volta à premiação como apresentadora da edição de 2011, que ocorre em setembro em Las Vegas. Ela, que fazia pontas em alguns seriados famosos como Two and a half man, é um dos maiores destaques da série. ;Estou adorando a ideia. Vou dançar e cantar vestida com o meu melhor look esportivo;, declarou. Filipe Cavalcanti admite que adora a vilã da série. ;Ela é a mais engraçada de todos, morro de rir do jeito cruel e sarcástico dela.;
Alguns atores do elenco de Glee estão investindo na carreira solo. A mais recente integrante da lista é Naya Riveira ; que interpreta Santana. Ela assinou um contrato com a Comubia Records e deve gravar o CD durante o verão norte-americano. Além dela, Matthew Morrison ; que vive o professor de espanhol Will Schuester ; lançou um CD com destaque para Summer rain. Quem também se aventura longe do coral é Mark Sailing, o Puck. ;Tenho curiosidade pelos trabalhos solos. Acho que o seriado serve para isso mesmo, é uma porta de entrada para alavancar a carreira de cada um, seja como cantor ou ator;, afirma Nathália.
Série ganhará versão tupiniquim
No Brasil, Glee é transmitida apenas nos canais por assinatura. Mas essa realidade está com os dias contados porque a TV Globo já anunciou que, a partir do segundo semestre deste ano, o programa vai ocupar as tardes dos fins de semana.
O sucesso da série é tão grande no Brasil que a produtora gaúcha Beagle Films planeja rodar BraZis, uma adaptação de Glee focada em músicas nacionais. Oscar Dias, que interpretará o equivalente a Will Schuester, garante que desenvolveu o conceito após o massacre de Realengo ; quando um menino entrou armado na escola e matou alguns estudantes. A princípio, o programa sairá em DVD, pois nenhuma emissora mostrou interesse.
No entanto, a FOX, detentora dos direitos da série, está contestando a BraZis. A emissora americana alega que não licenciou o direito de transmissão para nenhuma produtora nem mesmo chegou a negociar com a Beagle Films. No entanto, os gaúchos continuam afirmando que vão tocar o Glee tupiniquim.