Diversão e Arte

Filme contará a ação criminosa de policiais militares na favela carioca

Ricardo Daehn
postado em 15/06/2011 10:13

Milton Alencar, na exposição Lembrar para não esquecer: Em 2013, às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, o cineasta Milton Alencar ; um torcedor ferrenho, que chegou, inclusive, a dirigir Garrincha: estrela solitária ; pretende lançar um filme de impacto, com potencial para amargar parte da imagem festiva verde e amarela reverberada no exterior: Vinte e um mão na cabeça ; Vigário Geral. No período que pressupõe a corrente pra frente de nossa torcida, a atenção maior do diretor estará no compromisso dele, no papel de cidadão empenhado em reavivar uma chacina que, em 1993, resultou na morte de 21 pessoas da comunidade. ;O país não pode colocar pra debaixo do tapete a verdade. Não vamos esconder isso, só pela Copa do Mundo, por exemplo. Quero estar torcendo, mas houve um fato que não pode ser ignorado. A evolução do processo judiciário no Brasil tem que passar por isso: reler a sua história, tirar os esqueletos do armário e andar para a frente;, avalia.

De passagem pela capital, o diretor carioca ; que atualmente capta recursos para o filme ; registrou imagens da exposição Lembrar para não esquecer. Não esquecer para transformar ; Um olhar sobre a vítima para resgatar o direito à vida, montada no Salão Negro do Palácio da Justiça. Oito familiares de vítimas, que atuam em associação dedicada à memória dos chacinados, estiveram presentes à abertura da exposição. ;As emoções sempre aparecem, porque foi uma coisa muito violenta. E aquilo está sempre retornando: há 18 anos, quem sobreviveu fala daquilo, o tempo todo. A vida deles ficou tomada por esse assunto. A cada visita aos locais que serão mostrados no filme, as emoções brotam de maneira muito intensa. Às vezes, sentimos o peso da tristeza e, outras vezes, vem a raiva da impotência;, observa Milton Alencar, em torno das pessoas traumatizadas.

;Vamos mostrar os policiais bandidos entrando na favela e matando, sim. Sabemos que 53 homens entravam lá, e não vamos esconder isso. Desses, 33 foram indiciados pela Justiça e apenas meia dúzia foi condenada. As pessoas foram inocentadas por não haver provas incontestáveis;, comenta Tauxo Francisco Domingues, um dos roteiristas do filme, que ainda terá assinatura de José Louzeiro (autor do livro Pixote, a lei do mais fraco). Sem pretender ;a espetacularização; do caso, Tauxo quer abraçar via diversa de Carandiru, por exemplo, ;muito cru, e que entra no âmago daquela história, mostrando bastidores da vida dos presidiários;. Por seis meses, o roteirista teve acesso a todo o processo e ;mergulhou profundamente; nas histórias, com total apoio da Justiça do Rio de Janeiro.

Apelo real
Os dados para o embasamento verídico do longa Vinte e um mão na cabeça ; Vigário Geral desembocaram no documentário Lembrar para não esquecer, produzido ao longo do último ano. A expectativa é de que o filme seja exibido, simultaneamente, no Rio de Janeiro e em Brasília, em 29 de agosto, data que demarca os 18 anos dos crimes. Demonstrar a transparência jurídica no Brasil está entre os intuitos do roteirista Tauxo Domingues. A visão dos espectadores gringos, daí, poderá sofrer uma guinada: ;O público do exterior está acostumado ao registro da violência pela violência;.

O diretor de Garrincha, sempre atento a ;personagens da cultura popular;, pregou o olho nos exemplos de Tropa de Elite e Ônibus 174. ;Me chamaram a atenção, pela violência com que foram narrados. Com o mesmo tema, em Vinte e um, espero dar esperança para essa situação complicada, que a Justiça não resolveu. Ainda assim, não quero me omitir da carga de violência do que ocorreu;, reforça Milton Alencar. ;Não teremos um tratamento à la Walt Disney. Vamos nos ater à vida das vítimas: pessoas que viam tevê e, subitamente, foram metralhadas na sala de casa. Um senhor de 70 anos, uma senhora de 60, uma menina de 10, uma moça de 21 (grávida), um trabalhador saindo com a marmita, numa noite de domingo;, completa Tauxo Domingues.

Ouça trechos da entrevista com o diretor Milton Alencar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação