postado em 17/06/2011 16:12
A 6a edição do CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto começou nesta quinta-feira, com homenagem ao cineasta Carlos Manga. A mostra acontece no Cine Vila Rica, um dos mais antigos cinemas em atividade em Minas Gerais. Esta edição faz referência às chanchadas da década de 50.
A programação de filmes da 6a CineOP tem início nesta sexta-feira, com a exibição de curtas e médias contemporâneos - incluindo Permanências, de Ricardo Alves Júnior, exibido no último Festival de Cannes -, da pré-estreia nacional do documentário Malditos Cartunistas, de Daniel Garcia e Daniel Paiva, e do filme-homenagem Matar ou Correr, de Carlos Manga. A sessão Cine-Escola também começa a todo vapor, com sessões dos filmes Desenrola, Gui, Estopa e a Natureza, Brasil Animado e Lixo Extraordinário.
No sábado, é a vez da Mostrinha de Cinema, programação dedicada ao público infantil, com o longa gaúcho A Casa Verde e a série "Curtas para a Nova Geração". A programação histórica apresenta os longas Aviso aos Navegantes, Redenção e Nem Sansão Nem Dalila, todos em cópias restauradas. Já na programação contemporânea, é a vez de curtas-metragens, dos médias Angeli 24h e Meia Hora com Darcy, e do longa-metragem Efeito Reciclagem, de Sean Walsh.
Também amanhã haverá seminários e mesas sobre cinema e educação no Brasil, chanchadas nos anos 1950, além de um workshop internacional, com a professora mexicana Inés Dussel.
Acompanhe a programação em: www.cineop.com.br