Irlam Rocha Lima
postado em 20/06/2011 09:57
Nem mesmo a madrugada gelada de sábado para domingo esfriou o entusiasmo das 15 mil pessoas que se reuniram na arena instalada próximo ao Estádio Mané Garrincha para assistir ao show de Fernando & Sorocaba, novos queridinhos da música sertaneja. Em sua terceira vez no Distrito Federal ; anteriormente haviam se apresentado no Parque de Exposições da Granja do Torto ;, eles constataram que o número de fãs brasilienses cresceu de forma impressionante.Surpreendeu também o clima de histeria com que a dupla foi recebida ao surgir em cena às 2h de domingo. A recepcioná-los estavam pessoas de diferentes faixas etárias, embora houvesse predominância de jovens, numa clara demonstração de como cresce o número de apreciadores desse segmento musical na cidade.
Chamou a atenção o fato de praticamente todas as canções interpretadas pelos dois serem claramente conhecidas pelos admiradores. Um coro gigantesco se formou desde que Sorocaba abriu o show com o megassucesso Tô passando mal (Tatatatá), cantada por ele, até O mundo inteiro avisa ; que não chega a ser exatamente um hit radiofônico, ouvida no fim da apresentação.
A participação da plateia acentuou-se ainda mais quando a dupla atacou de A casa caiu, Delegada, Teus segredos, Madri, Paga pau e Bola de cristal (nome do terceiro CD). Num raro momento cover, Fernando interpretou Na base do beijo, do repertório de Ivete Sangalo, e levou muita gente a dançar e pular, como se estivesse numa micareta. A romântica Até o final, na voz encorpada de Sorocaba, fez os casais ficarem ainda mais juntos. ;Gosto de música sertaneja, mas conheço pouco do trabalho deles. Vim com minha esposa, Fabiana, comemorar um ano de casados;, contou Alexandre Hoff, empresário da área da pecuária.
Interação
Antes o público viu o cantor Jorge Henrique e a dupla cuiabana Henrique & Diego, que aqueceram o ambiente para o show final. Deve ser destacado o cuidado de Fernando & Sorocaba com a produção do show: som poderoso, telões que exibiam a movimentação dos dois e imagens do universo sertanejo. Eles tiveram a acompanhá-los uma banda formada por seis músicos, todos bons instrumentistas, com os quais interagiram em várias partes do show, inclusive quando se aproximaram dos espectadores, ao cruzarem passarelas, uma espécie de extensão do palco.
Integrantes da equipe da dupla circulavam entre a multidão vendendo CD e DVD por R$ 10. ;Por esse preço e pela qualidade vale a pena comprar. Sou fã da dupla e agora vou levar eles para casa;, disse Carol Carvalho, estudante do ensino médio, moradora de Taguatinga, que chegou ao local do show por volta das 21h, ;para ficar bem em frente ao palco;.
No camarim, enquanto Fernando elogiava o público de Brasília, ;que está atento à trajetória de cinco anos da nossa dupla;, Sorocaba comemorava a liderança, que divide com Victor Chaves (da dupla com Léo), entre os maiores arrecadadores de direitos autorais, atualmente. ;Ao compor uma música, penso sempre em vê-la assimilada pelas pessoas. Essa é a maior gratificação que o artista pode receber;, afirmou.