Diversão e Arte

Depois de 46 anos de namoro, Francis e Olivia Hime lançam o primeiro disco

Irlam Rocha Lima
postado em 23/06/2011 11:43

Francis Hime já participou de disco de Olivia Hime. E vice-versa. Mas, em ;46 anos de namoro;, o casal nunca havia gravado um álbum junto. Essa lacuna, porém, acabou sendo preenchida com Almamúsica, CD recém-lançado em que, harmoniosamente, o pianista e a cantora passeiam de forma suave por um repertório de pérolas musicais, num projeto só deles.

Sente-se claramente que Francis e Olivia utilizam um punhado de belas canções em seis suítes ; que eles preferem chamar de quadros ; para celebrar quase cinco décadas de união da melhor forma que poderiam. ;Cantamos canções que, em algum momento de nossas vidas, ora pra um, ora pra outro, se entranharam como tinta num belo tecido;, diz, poeticamente, Olivia.

Francis e Olivia: no formato de voz e piano, o repertório reúne músicas de diversos compositoresNo formato de voz e piano, o repertório reúne músicas de diversos compositores, de diferentes épocas. ;O melhor é que nada foi premeditado. Boa parte do que foi registrado no disco são gravações experimentais, feitas no estúdio da Biscoito Fino, nos horários vagos. Inicialmente, chegamos a pensar em blocos temáticos, mas prevaleceu o contrário, as canções se escalando e formando um processo associativo musical e literário;, explica Francis.

O primeiro ;quadro;, ocupado por Minas Geraes (Novelli e Ronaldo Bastos), com citação do tema que dá título ao projeto, é prenúncio da delicadeza, do clima intimista que vem em seguida. A belíssima valsa Eurídice (Vinicius de Moraes) se junta às ternas Saudade de amar (Francis e Vinicius), O grande amor (Tom e Vinicius) e Tristeza e solidão (Baden Powell e Vinicius).

;Eu tinha 15 anos e, numa visita de Vinicius à minha mãe, a pintora de retratos Dália Antonina, toquei Eurídice para ele. Aí o poeta falou para minha mãe: ;Esse menino tem que fazer música;. Mais tarde nos tornaríamos parceiros ao compormos Saudade de amar;, conta Francis.

Almamúsica
CD de Olivia e Francis Hime, com produção musical dos dois. Lançamento Biscoito Fino, seis faixas. Preço médio: R$ 29,90.


Diversidade
Não por acaso, toda a segunda suíte é marcada pela presença de Vinicius, ;uma pessoa tão querida;, como lembra Francis. A diversidade, também observada nessa suíte, é representada por Desde que o samba é samba (Caetano Veloso), Smile (Charles Chaplin) e Paciência (Lenine), o que possibilita Olivia a exibir, com seu belo timbre, uma aula do bem interpretar.

Canções que estão entre as favoritas do casal estão lado a lado no ;quadro; seguinte: A ostra e o vento (Chico Buarque), tema de filme homônimo, de Walter Lima Jr., com direito à citação de Senhorinha (Guinga); História antiga (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro); Canta Maria (Ary Barroso), com citação de Olha Maria (Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes); e Valsa dueto (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), da trilha do musical Pobre menina rica.

Quando estudou em Lausanne, na Suíça, Francis ouvia muita música francesa. Dessa época ele trouxe, para o Almamúsica, Du soleil plein la tête, clássico do repertório de Yves Montand. ;No meu tempo de estudante, costumava cantá-la;, recorda-se. ;Ela e a Canção de Pedroca, que compus com o Chico para o musical O Rei de Ramos, de Dias Gomes, estão aqui reunidas;. Há, ainda, a citação de Chiens perdus sans collier (Jacqueline François) e de Tristão e Isolda (Richard Wagner).

Denso e dramático, o quinto ;quadro; leva Olivia a brilhar intensamente, ao cantar O que será (Chico Buarque) e se entregar à inédita Balada de um café triste, de Francis; e a Alma música, composta pelos dois. A singeleza volta no fim do projeto, com Canta Maria, que a cantora ouvia na voz da mãe, em tom de acalanto, para embalar o sono das filhas.

Almamúsica, transformado em show, cumpre temporada no Teatro Café Pequeno, no Leblon (Rio de Janeiro), até o fim deste mês, às sextas-feiras, aos sábados e domingos. Depois, em julho, será levado ao Auditório Ibirapuera (São Paulo). ;A ideia é excursionar com esse show pelo país, e Brasília, com certeza, fará parte do nosso roteiro;, adianta Francis Hime

Ouça a canção Almamúsica

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação