postado em 27/06/2011 08:00
A menos de 20 dias da estreia mundial do último filme da série, Harry Potter e as relíquias da morte ; Parte 2, a escritora inglesa J.K. Rowling lançou mais um truque de sua varinha mágica sempre pronta para produzir dinheiro. O marketing, desta vez, foi o anúncio de um website de leitura interativa completamente dedicado à história do bruxinho e seus amigos da escola de Hogwarts.Sem a habitual espontaneidade diante das câmeras, J.K. gravou um vídeo explicativo liberado no YouTube explicando a empreitada. ;Anos depois da publicação do sétimo livro e com o lançamento do oitavo filme se aproximando, eu continuo recebendo centenas de cartas por semana. Os fãs de Harry continuam entusiasmados como sempre. Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para dizer ;obrigada;. Estou empolgada em dizer que estou pronta para entregar a vocês algo único chamado Pottermore;, anunciou.
;É a mesma história com adição de detalhes cruciais porque será construída por você, leitor. Que a geração digital seja capaz de ter uma experiência de leitura segura e exclusiva, para fãs de qualquer idade com acesso diferenciado à história de Potter;, profetizou a escritora. Uma loja virtual também fará parte do site e disponibilizará e-books e audiobooks da série. Agora, o melhor do vídeo é a promessa de J.K. em divulgar informações ;nunca antes liberadas na história da saga Harry Potter;. ;Eu estarei junto de vocês provendo informações que eu guardei durante anos;, prometeu a criadora sobre a criatura. Na imprensa já se aposta que as novidades serão capítulos inteiros escritos por Rowling que foram cortados nas versões finais de seus livros. O acesso total a www.pottermore.com só será possível no final de outubro, porém, alguns poucos fãs escolhidos a dedo poderão ver o conteúdo antes dessa data. Eles servirão como consultores da Sony (a empresa criou a plataforma) e ajudarão a aperfeiçoar o sítio eletrônico dedicado à franquia, que já faturou perto de U$ 7 bilhões somente nas bilheterias de cinema.
Ser ou não ser
A união entre cultura popular e filosofia não é exatamente uma novidade no mercado editorial. Exemplo máximo de filosofia pop/clássica é o título Os Simpsons e a filosofia, sobre o desenho criado por Matt Groening, no ar desde 1989. Já a história do bruxinho tão recheada de metáforas e significados ocultos cai como uma luva para esse tipo de publicação. Também pegando carona no lançamento do último filme a partir do dia 15, a editora Madras publica uma coletânea de textos filosóficos baseados em Potter: Harry Potter e a filosofia ; Hogwarts para os trouxas. A coletânea foi organizada pelo professor de filosofia do King;s College, na Pensilvânia (EUA), Gregory Bassham. Ele também é organizador dos títulos O senhor do anéis, o basquete e a filosofia, Batman e a filosofia e Alice no país das maravilhas e a filosofia.
Harry Potter e a filosofia ; Hogwarts para os trouxas
Coletânea de textos de filosofia baseadas na história de Harry Potter. Organizador: Wiliam Irwin. Ed. Masdras, 272 páginas. Preço sugerido: R$ 34, 90