Irlam Rocha Lima
postado em 29/06/2011 10:22
A temporada desta semana do Clube do Choro seria aberta pelo Sambajazz Trio. Mas, como o pianista Kiko Continentino, não voltou dos Estados Unidos, onde está acompanhando Milton Nascimento numa turnê, Luiz Alves (contrabaixo) e Clauton Sales (bateria e trompete), seus companheiro de grupo, vão dividir o palco com Marcos Ariel, de hoje a sexta-feira, às 21h. ;No show, vamos juntar músicas do repertório do trio e do trabalho solo do Ariel, um excelente pianista com quem, tanto eu quanto Neguinho (como Clauton Sales é mais conhecido pelos amigos) já tocamos algumas vezes. Estamos ensaiando para fazer bonito no Clube do Choro;, anuncia Luiz Alves.Com três anos de carreira, o Sambajazz Trio tem feito muitos shows, participando de festivais no Brasil e no exterior. Lançou dois discos: Agora sim (2007) o Alegria de viver (2010). Temas desses álbuns vão ser mostrados no show, entre as quais Trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos), Canção do sal (Milton Nascimento), Deus brasileiro (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Maracangalha (Dorival Caymmi), Sabor antigo (Kiko Continentino), Sergipe (Luiz Alves), Chovendo na roseira (Tom Jobim), Eu vim da Bahia (Gilberto Gil), Certa vez (Mário Albanese e Ciro Pereira) e Sergipe (Luiz Alves).
Um dos integrantes do lendário Som Imaginário, grupo instrumental que fez parte do Clube da Esquina, Luiz Alves tocou com nomes de destaque da MPB, como Luiz Eça, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Dori Caymmi e Milton Nascimento. A Brasília, tem vindo com alguma frequência, na companhia de João Donato e Robertinho Silva, com os quais gravou o CD Sambolero, lançado no ano passado, concorrente ao Prêmio da Música Brasileira de 2011.
Marcos Ariel, com 35 anos de carreira, atuou inicialmente como músico acompanhante e foi da banda Black Rio. Desde 1986, porém, depois de tomar parte no Free Jazz Festival, passou a realizar trabalhos solos. ;Em 1990, lancei o Piano brasileiro, meu primeiro disco. Depois, vieram Piano, de 1992; Piano com Tom Jobim (2000) e Alone with Jobim (2008). ;Vou escolher temas desses trabalhos para mostrar no show do Clube do Choro, onde já estive em vezes anteriores, participando dos projetos em que foram homenageados Ary Barroso, Dorival Caymmi e Chiquinha Gonzaga;, adianta Ariel, autor de Choro voador, gravado pelo grupo Choro Livre. Ele ainda vai homenagear Hermeto Pascoal, que completou recentemente 75 anos, com dois temas do ;Bruxo do Som; ; um deles é o clássico Bebê.
CLUBE DO CHORO DO BRASIL
Show de Luiz Alves, Clauton Sales e Marcos Ariel. De hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Clube do Choro do Brasil, no Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.