Diversão e Arte

Pedro Bonifrate se aventura em mais um disco solo

postado em 01/07/2011 08:56

Em Um futuro inteiro, Bonifrate leva o ouvinte para uma tranquila viagem de trem, com belas paisagens pela janelaA produção de Um futuro inteiro, terceiro disco de Pedro Bonifrate, não estava exatamente nos planos do carioca. Até porque, desde 2008, ele e seus companheiros da Supercordas trabalham no que será o segundo álbum da banda, sucessor da elogiada estreia, Seres verdes ao redor (2007). ;Como estamos há anos envolvidos na gravação do novo disco, senti necessidade de gravar esse solo. Não escrevo canções o tempo todo, mas às vezes acontecem coisas na vida que acabam acarretando esses surtos de composição. Foi o caso desse álbum, que foi escrito num espaço de tempo bem curto, alguns meses;, conta o doutorando em história (sobre astronomia no século 16) de 29 anos.

Bonifrate define Um futuro inteiro como um disco de coração partido: ;Sobre o amor enquanto uma grande viagem no tempo. Como na maioria das histórias sobre viagem no tempo, que sempre me atraíram profundamente, as coisas não costumam dar muito certo. Enfim, quando as canções não falam diretamente sobre o naufrágio dos relacionamentos amorosos, foram escritas na ressaca depois das festas em que me acabei para tentar esquecer aquilo tudo;.

Mas não espere de Bonifrate relatos de amor perdido nas canções. Uma característica comum entre seu projeto solo e o trabalho com os Supercordas são as letras, que tangenciam o tema cantado de uma maneira pouco direta e, na maioria das vezes, banhada em psicodelia. ;É fundamental deixar as outras pessoas arrancarem pedaços meus, enterrarem no fundo dos quintais da mente ou injetarem os olhos neles. Ungirem tudo com manteiga de garrafa, oferecerem ao demônio criador particular que coexiste ali com uma ideia sobre a Revolução de 1930, uma dor de dentes ou tudo mais;, canta Bonifrate em Antena a mirar o coração de Júpiter.

Artesão lo-fi
Registrando músicas em casa há mais de uma década, Bonifrate virou um craque em conseguir muito com poucos recursos. Um futuro inteiro foi gravado quase inteiramente no quarto do cantor (que contou com a participação de amigos em algumas faixas, mas executa todos os instrumentos), entre setembro de 2010 e março deste ano. ;Foi a verdadeira farra do plug-in. Um microfone, uma placa de som de dois canais e um notebook;, detalha. A experiência em gravar as próprias músicas ajuda a entender o resultado de qualidade que ele conseguiu no disco, cheio de detalhes e barulhinhos que habitam as músicas. Uma autêntica carpintaria lo-fi.

Isso seria apenas um detalhe técnico se ele não tivesse um bom conjunto de canções para apresentar. E é exatamente isso que faz de Um futuro inteiro especial. Há algo de Syd Barrett aqui e ali, de folk e psicodelia sessentista. Mas a identidade musical de Bonifrate se impõe sobre as influências. Do começo ao fim do disco, as canções não fogem muito do mesmo mapa musical. O que não significa repetição de ideias. Tanto que as músicas mantêm seu potencial de arrebatamento ouvidas individualmente e, ainda mais, no disco como todo. O disco é uma viagem tranquila de trem, com belas paisagens pela janela.

Blah!

Como está o Supercordas?

Estamos meio sumidos por conta da demora nas gravações do novo disco, mas não estamos parados. Lançamos um single, fizemos alguns shows no ano passado e nos apresentamos no Oi Novo Som há alguns meses (a apresentação foi recorde de plays, estamos no destaque do site novamente por conta disso). A demora nas gravações se deve a diversos motivos, entre eles algum perfeccionismo, alguma displicência, a necessidade de todos nós de ganhar a vida com outras coisas (somos duros) e também propostas de gravação ;hi-fi; que acabaram não dando certo. O fato é que estamos terminando em casa, e até agosto teremos gravado tudo, mais uns poucos meses de mixagem e masterização e estará lançado. Já temos algumas canções para o próximo, e de forma alguma vamos demorar a gravar como demoramos nesse.

Pedro Bonifrate, vocalista e guitarrista do Supercordas


BONIFRATE
O cantor e guitarrista Pedro Bonifrate lança o terceiro álbum, Um futuro inteiro, pela Cloud Chapel Records. Produzido por Bonifrate, 11 faixas.

Audição e download em http://bonifrate.bandcamp.com. ****

Veja clipe da música "Naufrágios"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação