postado em 08/07/2011 10:07
Desde segunda-feira, milhares de fãs estavam acampados pelas ruas de Londres para a premi;re mundial do último filme de Harry Potter. Vestidos a caráter, muitos viajaram quilômetros e atravessaram oceanos para estar perto dos ídolos. Uma multidão aguardou a chegada dos ídolos passando a noite em sacos de dormir ou acampada. Não faltaram pottermaníacos caracterizados exatamente como os personagens dos filmes. A estrutura teve ares de cerimônia real, com palco montado em Trafalgar Square, praça do centro de Londres, cercada por uma multidão de anônimos. Na maior premi;re de filmes de HP, a Warner Bros montou um enorme tapete vermelho onde as estrelas desfilavam distribuindo autógrafos e tirando fotos com os fãs. No meio do excessivo material pusblicitário, espalhado por todos os lugares, estava o relógio de contagem para o início das Olimpíadas de Londres 2012. No palco destinado apenas para entrevistas, os intérpretes teciam elogios a série e capricharam no discurso derramado sobre a tristeza de abandonar os personagens.
Mesmo assim, faltou demonstrar mais emoção em público. Quase todos, do elenco até os produtores, elaboraram o mesmo discurso sobre o momento final e sobre a jornada de crescimento pela qual todos passaram durante os 10 anos que duraram a produção dos filmes. O primeiro a chegar a premi;re foi o ruivinho Rupert Grint. ;Vai levar um tempo para me acostumar. Mas, todos sabiam que acabaria um dia. Os fãs são a parte mais importante da coisa toda;, declarou. O ator também fez declarações sobre o último filme: ;Alguns momentos mexeram comigo. Foi realmente emocionante. Construímos uma batalha épica;, declarou o intérprete de Ron Weasley sobre o último filme do bruxinho.
Os protagonistas Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e a escritora J.K. Rowling, criadora da série, eram os mais aguardados. Emma chegou quase duas horas depois do início do evento. ;Estou sem palavras. É simplesmente incrível. É o mínimo que posso dizer. Londres está linda. É difícil encontrar as palavras para expressar o que sinto. Obrigada pelo amor e pelo apoio por abraçar o trabalho que fizemos;, declarou. J.K e Radcliffe chegaram praticamente juntos. Os dois se encontraram no palco e trocaram elogios rasgados. ;Qualquer coisa que aconteça na minha carreira daqui para a frente, eu devo a este trabalho, Joan;, derramou-se o ator. ;Eu não posso dizer muito mais do que muito obrigado a todos;, eleogiou a escritora diante da multidão histérica que gristava o seu nome. A Warner transmitiu a cerimônia em um canal exclusivo de televisão, em salas de cinema 3D e também ao vivo pelo canal oficial da série no YouTube, desde as 12h no Brasil (15h, em Londres). Inicialmente, muitos fãs tiveram dificuldade de acessar o streaming e as reclamações explodiram na página do Facebook.
As gafes da cerimônia
; Tom Felton declarou em várias entrevistas que detestava se esconder da luz do sol para não arruinar a alvura da pele que teria de exibir no papel de Draco Malfoy. Agora que se livrou do personagem, o ator ostenta um bronzeado cenourão exagerado.
; O ator Daniel Radcliffe está em cartaz numa peça em Nova York e não pôde comparecer à foto oficial do elenco tirada um dia antes da premi;re em Londres.
; Vários atores demonstravam surpresa ao verem a própria imagem transmitida em um telão. Eles ainda não estão acostumados com o excesso de exposição?
; Os locutores não paravam de elogiar o tamanho da estrutura montada pela produtora dos filmes. Houve espaço até para uma espécie de autoelogio ao cinema britânico que nunca havia emplacado um sucesso de bilheteria tão grande.