Diversão e Arte

Rock Brasília, tesouro preservador por quase 30 anos é exibido em Paulínia

Enviada Especial
postado em 10/07/2011 20:43

Paulínia ;
O documentarista Vladimir Carvalho finalmente apresentou o que parecia ser um pequeno tesouro guardado em casa. Por mais de 30 anos, o realizador preservou latas e latas de filmes com registros do movimento do rock brasiliense dos anos 1980 com a exibição de Rock Brasília ; Era de ouro na noite de ontem (sábado 9/7), no segundo dia da mostra competitiva de documentários do 4; Festival de Cinema de Paulínia.

As imagens históricas recolhidas enquanto os integrantes da Capital Inical, Plebe Rude e Legião Urbana ainda moravam na capital, mesclado a depoimentos de familiares compreendem o período em que os rapazes da Turma da Colina moravam em Brasília. As três bandas e Os Paralamas do Sucesso formavam o nascente cenário rock de Brasília.

Quem estiver esperando um desses documentários musicais em moda no cinema brasileiro ficará decepcionado. Não há uma só seqüência ideal para alavancar a venda de DVDs. Vladimir optou por fazer um registro doméstico, familiar. Quase a cozinha do movimento. Depoimentos emocionados de familiares como os de Maria do Carmo e Carmen Tereza Manfredini, mãe e irmã do ídolo Renato Russo e do professor Briquet de Lemos (pai de Fê e Flávio Lemos do Capital Inicial) dão conta da parte afetiva da trajetória das bandas.


[VIDEO1]


[VIDEO2]



O cineasta Carlos Nader levou 20 anos para finalizar Tela, exibido ontem na mostra competitiva de curtas-metragens. O jogo de espelhos montado por ele varia entre uma plateia que assiste a um filme de uma plateia de cinema. ;Foi o primeiro roteiro que eu escrevi. Honestamente, existem discussões ali que não me interessam mais. Outras coisas eu fui descobrir só agora;, reconheceu o cineasta durante o debate do filme neste domingo de manhã.

O longa de ficção da mostra competitiva exibido na noite de sábado colocou Cauã Reymond, Rodrigo Santoro e Débora Falabela em uma história minimalista. Meu país, de André Ristum é um drama familiar sobre uma família divida entre dois países. Foi também a segunda participação do veterano ator Paulo José nesta edição.

A repórter viajou a convite da organização

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação