Diversão e Arte

Amy Winehouse entra para o "clube dos 27"

Agência France-Presse
postado em 23/07/2011 16:30
Londres - A cantora Amy Winehouse, encontrada morta neste sábado em seu apartamento em Londres, passa a integrar um trágico grupo de estrelas da música que morreram aos 27 anos - o chamado "clube dos 27".

Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones, o guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o vocalista do The Doors, Jim Morrison e Kurt Cobain, líder do Nirvana são alguns outros "representantes" do malfadado grupo.

O primeiro a morrer aos 27 foi Brian Jones, que deixou os Rolling Stones após desentendimentos com os outros membros da banda. Ele enfrentava problemas com álcool e drogas.

Jones morreu afogado na piscina da sua casa em Sussex, sudeste da Inglaterra, em julho de 1969. O corpo foi encontrado pela sua namorada. Um inquérito policial registrou a morte como acidental, mas até hoje especula-se se o músico não teria sido assassinado.

Hendrix, o mago das guitarras e autor de sucessos como "Purple Haze" e "Hey Joe", entrou para o grupo no ano seguinte. Ele se engasgou com seu próprio vômito em um hotel de Londres, em 18 de setembro de 1970, após ingerir pílulas para dormir e beber vinho tinto.

Menos de um mês depois, em 4 de outubro, Joplin morreu também aos 27 anos.

Conhecida pelo seu vozeirão estilo blues, a cantora norte-americana morreu possivelmente por uma overdose de heroína. Seu álbum "Pearl" foi lançado postumamente e tornou-se um recorde de vendas.

Em 1971 Morrison entrou para a lista fatal. O vocalista de sucessos do The Doors, como "Light My Fire" e da obra-prima apocalíptica "The End" morreu em uma banheira num hotel de Paris em 3 de julho, obeso e alcóolatra.

A causa da morte do "Lizard King;s" (rei lagarto, numa tradução literal) foi divulgada como sendo um ataque cardíaco, mas uma autópsia nunca foi realizada, o que deu origem a múltiplas teorias da conspiração. Muitos acreditam inclusive que o roqueiro ainda esteja vivo.

Cobain, que morreu em abril de 1994, enfrentou uma notória e pública luta contra a heroína durante sua breve carreira junto ao grupo norte-americano Nirvana.

Mas não foram as drogas, no entanto, que tiraram a vida do guitarrista diretamente. Poucas semanas após ele sofrer uma overdose de tranquilizantes durante viagem a Roma, Cobain, que era casado com a "roqueira-problema" Courtney Love, se matou com um tiro de espingarda em sua casa, em Seattle.

Após a tragédia, sua mãe, Wendy, lamentou: "Agora ele se foi e entrou para esse clube estúpido. Eu disse a ela para não se juntar a esse clube idiota".

Uma série de outros músicos menos conhecidos também morreram aos 27 anos.

Tecladista do lendário grupo de rock The Grateful Dead, Roger "Pigpen" McKernam morreu de uma hemorragia provocada por alcoolismo, em março de 1973.

O galês Richey Edwards, guitarrista e letrista do grupo de rock alternativo "Manic Street Preachers", desapareceu em fevereiro de 1995 após entrar em depressão.

Seu carro foi encontrado abandonado em um local onde várias outras pessoas haviam se matado e ele foi oficialmente declarado morto em 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação