A falta de informações sobre as circunstâncias da morte da cantora inglesa Amy Winehouse perdura desde o fim de semana. Ela foi encontrada morta no último sábado, perto das 16h, em sua residência no bairro de Camden Town. A esperança era que a resposta sobre a morte fosse obtida pelo resultado da autópsia, divulgado ontem. Porém os exames preliminares foram considerados inconclusivos. Amostras de sangue e tecidos do corpo de Winehouse serão testados, mas os resultados dos exames toxicológicos só devem ser divulgados em outubro. A Polícia Metropolitana de Londres descartou evidências de crime.
Até agora, foram levantadas várias hipóteses sobre como Amy passou as últimas horas de vida. Uma, divulgada pelos tabloides ingleses, sugere o abuso de drogas pesadas e bebida. Quase uma grande festa de despedida mortal. A segunda dá conta de um final mais tranquilo. A cantora teria morrido dormindo em seu quarto e encontrada por um segurança particular que a acompanhava há algum tempo. A última seria suicídio. Até agora, nenhuma notícia foi confirmada e a imprensa inglesa está se abastecendo ainda mais de boatos.
Ontem, os pais da cantora, Mitch e Janis Winehouse, reconheceram oficialmente o corpo da filha. Eles saíram do necrotério arrasados. Mais tarde, o casal, que é divorciado, visitou Camden Square, a praça perto da casa da cantora que está sendo usada pelos fãs como local de peregrinação. Lá estão sendo depositadas flores, cigarros e garrafas de bebidas alcoólicas. Eles leram bilhetes deixados em memória à cantora. Mitch agradeceu a presença dos admiradores da filha.
;O apreço de vocês tem realmente deixado as coisas mais fáceis para a gente. Amy devotou a vida dela à família, aos amigos e a vocês. Nós estamos arrasados, mas obrigado por estarem aqui;, agradeceu o pai da artista. Segundo o dono de um dos pubs que Winehouse costumava frequentar para beber e jogar sinuca, nas últimas vezes em que ela esteve lá, pediu para não ser servida com bebidas alcoólicas, só Coca-Cola.
Preso novamente por roubo e posse de arma, o ex-marido da cantora Blake Fielder-Civil deu o primeiro depoimento ao jornal The Sun. ;Estou muito mais do que inconsolável. Minhas lágrimas nunca secarão;, definiu quase compondo uma nova versão para Tears dry on their own, um dos sucessos do álbum Back to black. ;Eu nunca mais amarei uma pessoa do jeito que eu a amei. Todo mundo que conheceu Amy e eu sabe disso;, completou. O namoro entre a artista e o encrenqueiro Fielder-Civil começou em 2005. Os dois se casaram em 2007 e se separaram em 2009, por causa da infidelidade dela. O sepultamento de Winehouse deve ser feito hoje, seguindo as tradições da religião judaica. Porém, até o fechamento desta edição, a informação não havia sido confirmada.
Músicas inéditas
Notícias mais recentes dão conta da extensão dos registros musicais inéditos deixados pela interprete de Rehab. Especula-se que o material gravado para o terceiro álbum de Winehouse, cujo lançamento foi anunciado e adiado várias vezes, seria suficiente para três discos póstumos. Apesar do aumento assustador de vendas do disco Back to black lançado há cinco anos (a venda aumentou 37 vezes no fim de semana), a líder das paradas continua sendo a também inglesa Adele.
Apontada como uma das sucessoras de Amy, a cantora agradeceu a existência de Winehouse no cenário musical britânico em um post de seu blog. ;Ela pavimentou o caminho para artistas como eu e fez com que o mundo se interessasse de novo pela música produzida na Inglaterra;, escreveu. O primeiro tributo musical veio da rapper britânica M.I.A, que postou uma música demo chamada 27, no site Soundcloud, acompanhada da mensagem ;Descanse em paz, Amy.;
Ouça a versão inédita de Some unholy war
Assista trechos da apresentação da cantora no Brasil
Assista o clipe da música Rehab