Agência France-Presse
postado em 28/07/2011 13:11
Roma - Três filmes latino-americanos de cineastas do Brasil, da Argentina e do Chile irão competir na prestigiada sessão "Horizontes", da 68; edição do Festival de Cinema de Veneza, que será realizada de 31 de agosto a 10 de setembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em Roma pelos organizadores do evento."Nunca tivemos tamanha presença latino-americana em uma sessão que apresenta as novas tendências do cinema mundial", reconheceu o próprio diretor do Festival, Marco Muller, ao apresentar à imprensa o programa do evento.
O filme Giramundo, dos brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, ao lado de Nocturnos, do cineasta, escritor e dramaturgo argentino Edgardo Cozarinsky, e de Verano, do chileno José Luis Torres Leiva, participarão da sessão paralela, considerada uma das mais experimentais e inovadoras.
Foram selecionados ainda o documentário mexicano-tailandês Lung Neaw visits his neighbours, de Rirkrit Tiravanija, e o curta argentino-escandinavo Accidentes gloriosos, do argentino Mauro Andrizzi e do dinamarquês Marcus Lindeen.
"Infelizmente não temos filmes latino-americanos na seleção oficial do festival, mas esta presença na sessão "Horizontes" demonstra a grande vitalidade do cinema da região", ressaltou Muller.
Um total de 24 longas, 27 curtas e quatro mostras especiais foram programados para a sessão "Horizontes", entre eles Sal, do ator norte-americano James Franco, que traça um retrato da vida e morte de Sal Mineo, jovem ator que atuou com James Dean em Juventude Transviada; e I;m Carolyn Parker: the Good, the Mad and the Beautiful, do consagrado Jonathan Demme.
Todos os filmes escolhidos para a seleção oficial do Festival de Veneza serão estreias mundiais, que incluem longas dirigidos por George Clooney, Madonna, Al Pacino, Roman Polanski, David Cronenberg e Abel Ferrara, entre outros.