Diversão e Arte

Simom Lau trouxe para uma das margens do Paranoá os delírios de Babette

postado em 28/07/2011 17:13


A expressão Festa de Babette passou a significar delírios gastronômicos desde que, no fim dos anos 1980, o conto da dinamarquesa Karen Bixen virou filme dirigido por Gabriel Axel. A película gera discussões filosóficas e psicanalíticas sobre o prazer de comer e o pecado. A personagem principal, Madame Babette Hersant, grande cozinheira do Café Anglais, em Paris, traz o pecado para uma comunidade puritana, isolada do mundo em uma ilha dinamarquesa. Fugindo da comuna francesa, Babette se exila na península da Jutlândia. Até que ganha 10 mil francos, na loteria. No centenário do mentor espiritual da ilha e pai de suas patroas, Babette tem a oportunidade de mostrar a 10 moradores da ilha os prazeres da alta gastronomia. No banquete, a chefe gasta todos os seus 10 mil francos.

[FOTO2]Só um grande chef poderia repetir o banquete de Babette e, esta semana, pela sétima vez, o dinamarquês Simom Lau Cederholm, que adora o filme, trouxe para uma das margens do Paranoá os delírios da chef. Os clientes do restaurante Aquavit e os convidados de Simon chegaram duas horas antes do jantar para assistir ao filme. Da cozinha, o chef conseguiu acompanhar a exibição ; pela quadragésima vez! Simon já decorou os diálogos, e vai se antecipando aos personagens, em dinamarquês. Bolinhos feitos de carne de tartaruga para a sopa ; na receita original, usam-se ovos de codorna ; são a única licença poética que Simon se permite. O chef confessa seu pecado: ;Não resisti!”. O jantar foi servido com louça semelhante à do filme e à luz de velas. Só não deu para repetir o Veuve Clicquot da safra de 1860, caso contrário, os comensais teriam que pagar o mesmo valor do prêmio de Babette.



MENU FESTA DE BABETTE

Sopa de tartaruga verdadeira

Blinis Demidoff com smetana e caviar de salmão

Cailles en Sarcophage (codornas recheadas com trufas de verão e foie gras)

Assiette de Fromages

Baba au Rum com frutas secas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação