Encontro de experientes e estreantes. De guitarras agressivas e delicadas, vocais urrados e sussurrados. A 14; edição do Porão do Rock começa hoje, às 19h30, no complexo do Ginásio Nilson Nelson, e vai até amanhã, no mesmo horário, com shows que invadirão a madrugada. O festival será de graça, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
A seleção de 43 bandas ; 20 locais ; será espalhada em três palcos (Extremo, Chilli Beans e UniCeub). E privilegia a variedade de sons. De Brasília, além das oito vencedoras das seletivas (Gama, Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga), indies e metaleiros dividem as noites com a fúria do Raimundos e a generosidade criativa do bandolinista Hamilton de Holanda. A estreante Bílis Negra, formada em 2008 e com lançamento do primeiro álbum até o fim do ano, é um dos rebentos do rock brasiliense. Breno Brites (voz e guitarra), o irmão Bruno Prieto (voz e baixo), Fabricio Cinelli (bateria) e Luiz Eduardo Alf (guitarra) dividem a responsabilidade de tocar antes da principal atração do evento (amanhã, à 1h10, no palco UniCeub), o trio nova-iorquino de blues punk The Jon Spencer Blues Explosion. ;Eles são um trio maluco, de blues garageiro, que está mais voltado para a raiz da música americana. A nossa está mais para a brasileira;, disse Breno.
Grupos importantes do circuito alternativo dão as caras, como Garotas Suecas (São Paulo), incluído no festival Planeta Terra, e o curitibano Copacabana Club. A festa também é dos tradicionais Ratos de Porão (SP), Dead Fish (ES) e o gaúcha DeFalla. De fora do país, vêm Helmet (Estados Unidos), The Dt;s (EUA), os argentinos do The Tormentos, além de Blues Explosion. Os headbangers, ocupantes do palco Extremo, são representados principalmente por Angra (São Paulo), Krisiun (Rio Grande do Sul) e Symfonia, grupo finlandês que conta com André Matos. Para o produtor do evento, Gustavo Sá, a seleção espelha o comportamento do cenário contemporâneo. ;O mainstream nacional acabou quando a indústria fonográfica faliu. O que existe são centenas de bandas maravilhosas que não tiveram oportunidade de virar mainstream;, informou, em coletiva. Ele espera um público total de até 70 mil pessoas nos dois dias.
Misturado
Conjunto que vem circulando no circuito independente desde 1991, com um som muito próprio ; uma mediação de rockabilly, punk e blues ;, The Jon Spencer Blues Explosion se apresenta em Brasília pela primeira vez. Numa conversa com o Correio por telefone, o frontman mandou o recado. ;Tentamos fazer ao vivo o melhor show de rock ;n; roll possível. Tentamos animar e emocionar as pessoas. Elas devem ir preparadas para se mexerem, gritarem e suarem bastante!”, avisou Jon.
[SAIBAMAIS]
Sem lançar trabalhos de estúdio desde Damage (2004), mas com longa lista de colaborações (de Steve Albini, ex-Big Black e ex-produtor de Pixies e Nirvana, a DJ Shadow, um dos criadores do trip-hop) e agenda lotada até o fim do ano, o trio é de difícil classificação. ;Acho que rap e hip-hop também têm grande influência em nós. Não vamos lançar novo disco esse ano. Em 2010, tivemos muitos relançamentos: seis álbuns e uma coletânea. É um projeto para recuperar todo o catálogo, contar a história do Blues Explosion. Em 2011, estamos apenas planejando vários shows;, revelou o músico.
Excêntricos e irreverentes, os membros do DeFalla chegam à capital com certa nostalgia: voltaram aos palcos recentemente, com repertório dos primeiros discos, e pensam em aprontar mais das suas. ;Finalmente, rolou de a gente tocar junto. A gente nunca oficializou o fim. O Porão vai alimentar o nosso retorno;, disse Edu K, vocalista e guitarrista, em nome de Castor Daudt (guitarra), Flávio Santos (baixo) e Biba Meira (bateria).
Veja clipe da banda The Jon Spencer Blues Explosion
O grupo porto-alegrense, iniciado em 1984, atuou até a metade da década seguinte. Já nos anos 2000, piscou para o hardcore. Hoje, preserva o carinho de antigos ouvintes e espera surpreender os mais jovens. Versões pocket do Porão já ocorreram na Argentina, há dois dias, e ontem, em São Paulo e Goiânia. Domingo, The Tormentos e The Dt;s encerram a edição atual no Inferno Club, novamente na capital paulistana.
PORÃO DO ROCK
Hoje e amanhã, às 19h30, no complexo do ginásio Nilson Nelson. O ingresso deve ser trocado por meio de doação de um 1 kg de limento não perecível.
Retirada pelo site www.poraodorock.com.br ou nos seguintes pontos: Abriu pro Rock (Gama Shopping), Porão 666 (Taguatinga, CSB 2, Lt 8), nas lojas Chilli Beans e na Kingdom Comics (Conic, Bl. Q). Não recomendado para menores de 16 anos.
Confira clipe da The Tormentos - Dragstrip night
Clipe da Marmitex S.A
Clipe da Cultura & Mano
Veja o clipe da música Proibido, da banda Bilis Negra