Diversão e Arte

Dançarino de break de Brazlândia está a um passo de Mundial na Rússia

postado em 29/07/2011 16:42

Neste sábado, em Salvador, o Forte Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira), deixará de lado o gingado da arte marcial brasileira para receber o campeonato de breaking Red Bull BC One Qualifier. Lá, 16 b-boys de 10 países latino-americanos vão encarar um duelo mata-mata (em que o perdedor sai automaticamente) para definir o representante latino-americano na grande final da Rússia, em novembro.

No time de dançarinos há quatro brasileiros, entre eles, Kleson Silva Moreira, de Brazlândia. Kleson QDM, como é chamado nas pistas, tem 21 anos e já conquistou 11 títulos em competições regionais, inclusive a seletiva no DF, que o levou para a semifinal na Bahia. "Nunca tinha chegado tão longe em uma competição como essa. Ir para a final em Moscou será a realização de um sonho. Eu quero mostrar que sou do DF, que sou brasileiro e que posso dar o meu melhor", conta sobre a expectativa de chegar na última etapa da disputa.

Integrante do grupo Quebra de Movimento (daí o apelido QDM), ele começou a dançar aos 13 anos na escola e, por curiosidade, decidiu competir . "Durante os intervalos, a galera afastava as cadeiras da sala de aula e fazia alguns passos do break. Passei a arriscar alguns movimentos e me apaixonei pela dança. Era só pela diversão, nunca pensei tinha pesado competir, mas depois de algumas participações em batalhas locais, fui crescendo e aprendi muito", revela o jovem que destaca como fundamental o apoio do b-boy Gordinho, também de Brazlândia. "O Gordinho apostou em mim. Antigamente, andava com quem não devia, mas com os conselhos dele, a dança falou mais alto".

Apesar dos 1.500 quilômetros de distância entre as capitais federal e baiana, o público poderá conferir a disputa latino-americana pelo site redbull.com.br. Na tela do computador, coreografias como top rock, foot work, power moves, tricks e combo, todas marcas registradas de Kleson. "Para mim, o funk e o soul têm a verdadeira batida que o b-boy precisa para dançar. O breaking precisa sobressair, porém, nada impede que eu coloque algo da capoeira nas minhas apresentações. Eu vou arriscar. Será difícil pelo alto nível dos competidores, mas darei tudo de mim", avisa o dançarino sobre novidades na apresentação em Salvador.

Red Bull BC One Qualifier Salvador

Dia 30 de julho, às 18h, no Forte da Capoeira (bairro Barbalho).

Entrada: 1kg de alimento não perecível. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação