Irlam Rocha Lima
postado em 11/08/2011 10:09
De João Pessoa, na Paraíba, a Saint Nazare, na França, foi esta ; até agora ; a trajetória de Fé na festa, a turnê de Gilberto Gil, iniciada em junho. O show do cantor e compositor baiano que tem por base CD homônimo, chega finalmente ao Distrito Federal, para apresentação hoje, às 22h30, no Maior São-João do Cerrado, no Ceilambódromo, em Ceilândia.
Gil está distante dos palcos da cidade desde abril do ano passado quando fez o show Bandadois, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na turnê Fé na festa, vista em seis cidades nordestinas e em 13 europeias ; de países como Áustria, Itália, Hungia, Eslovênia, Portugal e Israel ; o artista é acompanhado pela banda formada por Arthur Maia (baixo), Sérgio Chiavazzollo (guitarra), Jorge Gomes (zabumba), Gustavo de Dalva (percussão) e Nicolas Krassik (violino).
Fé na festa é também a música que abre o roteiro do show ; assim como no repertório do álbum, que traz 13 faixas. Destas, nove canções têm a assinatura de Gilberto Gil ; entre elas, O livre atirador e a pecadora, Assim, sim, Vinte e seis, São-João carioca e Lá vem ela. As duas últimas, ele compôs com Nando Reis e Vanessa da Mata, respectivamente. Já Norte da saudade foi feita por Gil, Perinho Santana e Moacyr Albuquerque. As outras são recriações para Dança da moda (Luiz Gonzaga), Aprendi com o rei (João Silva) e Maria minha (Targiono Gondim e Eliezer Setton).
Gil disse ao Correio que este tipo de espetáculo ; com gêneros como baião, xote e forró ;, não é novo em sua carreira. ;Essa música faz parte da minha vida desde sempre;. Ele considera Ceilândia um ambiente propício para a festa nordestina. ;Tenho certeza que as pessoas vão se identificar com ela, pois até os húngaros saíram dançando no meio do show;;.
O cantor conta que Fé na festa foi bem assimilado na Europa. ;A música nordestina tem origem na península ibérica que, por sua vez, se origina dos mouros e da Galia. As quadrilhas eram cantadas em francês (cita as expressões en arri;re, e à l;avant tous), e da cultura celta, entre outras. Ele adianta ainda que seu sucesso mais recente, Minha princesa cordel, tema de abertura da novela Cordel encantado, foi incorporado ao roteiro do show. ;A composição me faz voltar à música que está dentro de mim, de maneira irreversível, desde a minha infância. quando ouvi Luiz Gonzaga pela primeira vez, na Praça da Sé, em Salvador;.
Baião
Outros destaques da programação de hoje são Elba Ramalho, Luizinho da Paraíba, Araújo do Norte, Trio Siridó, Peninha e os repentistas Chico de Assis e João Santana. Em junho, Elba esteve ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Alcione no São- João Carioca, realizado na Quinta da Boa Vista, que homenageou o baião ; ritmo popularizado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a partir dos anos 1940.
A cantora, acompanhada por sua banda, liderada por Cezinha do Acordeon, trará para os brasilienses o mesmo show com o qual percorreu o país, no circuito das festa juninas. Com um universo musical imenso para explorar, nesse tipo de apresentação, Elba relacionou e vai cantar no Ceilambódromo as dançantes Asa branca, Ai que saudade de ocê, Banho de cheiro, Bate coração, Forró do Xenhenhem e Frevo mulher, entre outras.
O Maior São-João do Cerrado
Shows de Gilberto Gil, Elba Ramalho e outros artistas hoje, a partir das 20h, no Ceilambódromo, em Ceilândia. Entrada franca. Classificação indicativa livre.