Diversão e Arte

Internet se torna palco de duelos entre divas e festa do rei do pop

postado em 17/08/2011 09:36

Sátira sobre rivalidade entre Madonna e Lady Gaga virou febre na web

Além de um espaço para divulgar novos talentos, a web é uma arena de debates cada vez mais quentes sobre os mais diversos assuntos. Desde 2006, uma discussão sempre presente no mundo pop é sobre a rivalidade entre Madonna e Lady Gaga. Plágio, superação, intrigas, fãs e, até mesmo, música são os temas ligados às popstars mais abordados pelos internautas nas redes sociais.

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, o humorista Charlie Hides (conhecido por imitar celebridades) disponibilizou no YouTube os dois primeiros vídeos de uma série chamada Madonna;s Gaga nightmare (O pesadelo Gaga de Madonna, em tradução livre). Basicamente, trata-se de pequenas histórias sobre a disputa das duas cantoras pelo posto de rainha do pop. Além delas, estão presentes divas como Liza Minneli, Cher, Barbra Streisand e Sue Sylvester ; a professora do seriado Glee.

Mostrando uma Madonna completamente descontrolada, o vídeo traz Lady Gaga como uma provocadora que não para um minuto de irritar a rival. No entanto, o pano de fundo da obra é uma crítica à postura das divas do pop. O humorista tenta demonstrar como as artistas aproveitam-se do mundo gay para ganhar sucesso e ficar no topo. No filme, Mother Monster é caracterizada como a artista que faz isso de forma artificial, mas tudo com muito bom humor e ironia.

Em outro oposto, os músicos Sulic e Hauser conseguiram um dos vídeos mais acessados e emocionantes das últimas semanas. Com cerca de 7 milhões de visualizações, eles interpretam uma versão do hit Smooth criminal, de Michael Jackson, em dois violoncelos. Em uma espécie de batalha, os dois tocam a música toda no instrumento clássico. O resultado é um som empolgante, que faz uma grande homenagem ao rei do pop. Alguns internautas comentaram a performance e um deles afirmou: ;Se Michael Jackson ouvisse isso, tenho certeza de que dançaria em seu próprio túmulo;.

Preferidas
A Billboard pediu para os internautas escolherem os três melhores vídeos das últimas três décadas. Nos anos 1980, os vencedores foram respectivamente Thriller (Michael Jackson), Like a prayer (Madonna) e Girls just wanna have fun (Cindy Lauper). Na década de 1990, Baby one more time (Britney Spears), Scream (Michael e Janet Jackson) e Vogue (Madonna) lideraram a disputa. Os melhores dos últimos 10 anos foram em ordem: Bad romance (Lady Gaga). Toxic (Britney Spears) e I write sins not tragedies (Panic! At The Disco).

O resultado mais surpreendente é o dos anos 1990, pois uma das músicas símbolo da última década do século 20 foi Vogue, de Madonna. A canção acabou perdendo para um dos primeiros hits da carreira de Britney Spears. Phelipe Cruz ; responsável pelo blog Papel pop ; acredita que o fato de a votação ter sido on-line pode justificar esse resultado. ;A geração da internet não tem memória, não conhece as principais referências;, comenta.


JOHN E YOKO NA REDE
Yoko Ono decidiu inspirar os ativistas contemporâneos. Para isso, ela postou no YouTube um documentário chamado Bed Peace (Paz na cama, em tradução livre) gravado em 1969. No filme, ela e John Lennon protestam contra a guerra do Vietnã deitados em uma cama durante uma semana. ;Na verdade, muitas coisas que falamos no vídeo podem encorajar e inspirar os ativistas de hoje;, declarou Ono. O material estará disponível até 21 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação