Diversão e Arte

Bem sucedido nos formatos de livro, filme e peça, Divã é lançado em DVD

Estado de Minas
postado em 17/08/2011 13:20
Bem-sucedido nos formatos livro, peça e filme, centrado nos relatos de mulher de meia-idade, separada, com filhos, ao analista, Divã continuou sua trajetória com a série homônima, exibida na Globo no primeiro semestre. Agora, os sete episódios estão sendo lançados em DVD pela Globo Marcas, com alguns extras, como making of e entrevistas. Pelo menos até segunda ordem, Divã terá somente esta temporada, já que sua protagonista, Lília Cabral, estrela, a partir da próxima segunda-feira, a novela Fina estampa, que substitui Insensato coração na emissora.

A caixa com dois DVDs pode ser assistida de uma só vez. À exceção do episódio de estreia, com uma hora de duração (na TV, foi apresentado em duas partes), os demais não têm mais que 30 minutos. Cada um fecha-se em sua própria história, então também não há necessidade de serem vistos em sequência. Dirigida por José Alvarenga Jr., que também assinou o longa-metragem de 2009, a série tem vários acertos. Além do mais óbvio deles, a escalação de Lília Cabral como protagonista, a produção enche os olhos ao trazer, a cada novo capítulo, um tema totalmente diferente do anterior.

Nunca somente comédia, nunca apenas drama lacrimoso, porém sempre delicados, é o tom de cada capítulo que dá diversidade à narrativa. O primeiro, marcadamente mais bem trabalhado ; as gravações dividiram-se entre o Rio de Janeiro e Nova York ;, é centrado no relacionamento de Mercedes com Carlos (Domingos Montagner), um homem casado. Ainda que os encontros amorosos da personagem tenham sido a tônica do filme, a partir do segundo capítulo da série a história muda de ares.

Solidão: Divido com quem? aborda não só a morosa vida de solteira da protagonista, como também a velhice. Vida real, dá para inventar?, a contrariedade de Mercedes em flagrar o filho envolvido com uma cinquentona como ela. A morte, tá viva?, o choque ao ver uma amiga da mesma idade morrer da noite para o dia.

Os assuntos, presentes na vida de qualquer pessoa, ajudam na aproximação do telespectador com a narrativa. O texto é leve. Inspirado no livro de Martha Medeiros, tem redação final de Marcelo Saback. Não deixa pontas. O elenco é bastante homogêneo, mas há alguns destaques. Em saboroso bate-bola com Lília Cabral estão a melhor amiga de Mercedes, Tânia (Totia Meireles), e o incansável cabeleireiro, Renée (Paulo Gustavo). Atores que estão longe de ser figurinhas carimbadas de novela, mostram que o melhor da TV está mesmo é nos seriados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação