Diversão e Arte

Esquenta a corrida das cantoras pop para ocupar a posição de maior estrela

postado em 19/08/2011 08:39

O século 20 apresentou as divas pop: Liza Minelli, Cher, Whitney Houston e outras. Mesmo com grandes concorrentes, a principal popstar foi Madonna, que arrebatou o mundo com canções e vídeos polêmicos. Com a aposentadoria cada vez mais perto, a americana já completou 53 anos e a pergunta é: quem poderia substituir a rainha do pop? As candidatas a estrela do século 21 já se apressam para cobiçar o trono.

Algumas artistas começam a se destacar nessa luta livre. Beyoncé, Lady Gaga, Katy Perry, Britney Spears estão na disputa. Com características diferentes, cada uma usa suas armas para ganhar a competição.

Beyoncé é quem está mais perto de se tornar uma estrela intocável do início do século. Agraciada pela Billboard com o título de estrela do milênio, a artista já emplacou dois singles neste ano, um novo CD (4), um mini-documentário e, principalmente, o papel de protagonista no filme Nasce uma estrela, dirigido por Clint Eastwood. Uma das sacadas de sucesso da cantora foi retornar, no último álbum, ao R ; ritmo que a lançou ao estrelato. Por conta desse ano tão agitado, ela larga na frente de todas as outras para se tornar a nova rainha do pop. A lista de prêmios não para e Queen B foi eleita pela Forbes como a celebridade negra mais influente dos Estados Unidos, barrando a ex-intocável Oprah.

A mais polêmica de todas as novas estrelas pop, Lady Gaga ainda busca um espaço próprio. Apesar de bater recorde de vendas e de seguidores nas redes socias, a cantora deixa no ar a certeza de que realmente veio para ficar. No último trabalho, Born this way, lançado em maio passado, a estrela decidiu investir em um som eletrônico, carregado de mensagens políticas, principalmente a favor da causa gay. Mesmo com alguns pesares, ela é sem dúvida uma das mais fortes candidatas à coroa do pop.

Logo atrás de Gaga, está Britney Spears, que ressurgiu das cinzas em 2011. Depois de enfrentar turbulências na vida pessoal, engordar e não produzir nenhum hit impactante, a princesinha do pop decidiu dar a volta por cima e apresentou, em março, o CD Femme Fatale. No novo trabalho, a cantora mostrou que quem a considerava uma carta fora do baralho está enganado. Ela já emplacou nas paradas três singles ; Hold it against me, I wanna go e Till the world ends ; e está nos calcanhares das principais concorrentes. Isso sem falar que a própria Madonna já gravou a música Me against the music com a amiga e ex-apresentadora do Disney Channel.

O segundo pelotão começa com uma artista que aposta em um pop básico, que fala de amor adolescente e festas. A americana Katy Perry surge na corrida em busca de um lugar ao sol. Ela igualou o recorde de Michael Jackson ; colocando cinco singles do CD Teenage dream no topo das paradas. Isso dá um fôlego extra para a californiana, que começa a pensar em voos maiores. O cinema parece ser um passo natural: o começo foi no filme Smurfs, no qual ela dubla a Smurfette. Mesmo que ainda não figure na lista das mais badaladas cantoras do pop, a estrela dá sinais de estar construindo uma carreira de sucesso e sólida.

As azaronas
Quem também disputa no segundo escalão é Rihanna. A cantora vinda de Barbados investe em um estilo sexy, que utiliza até mesmo elementos do sadomasoquismo ; como na música S ; para se consagrar. Vítima de agressões por parte do cantor Chris Brown, a estrela usa e abusa de letras e clipes sensuais e polêmicos. Recentemente, gravou o vídeo de Man down, no qual mata um homem que a havia estuprado. O estilo agressivo, no entanto, pode dar alguma desvantagem à popstar.

Ainda vista como novata na corrida, a americana Ke$ha emplacou diversos hits, como Blow, Tik Tok, Your love is my drug e Take it off. Com um estilo inspirado nas grandes divas do passado (Cher e Cindy Lauper), a cantora abusa de recursos tecnológicos como o autotune para deixar a voz metalizada. A loira entrou de vez para o hall da fama quando emplacou a música Till the world ends no CD da concorrente Britney Spears. Em entrevista, ela disse que quando escreveu a música não imaginava ninguém melhor que a princesinha do pop para cantar.


Você sabia?
Madonna fez dois anúncios importantes pelo seu perfil no Twitter. O primeiro deles é que a popstar vai voltar aos estúdios e deve apresentar um novo álbum em 2012. O segundo é que, no mesmo ano, ela deu indícios de que pode retornar ao Brasil para uma série de shows.

Turnê no Brasil
As três azaronas da disputa sabem muito bem que precisam de reconhecimento mundial e já começaram a trabalhar para isso. Katy Perry, Rihanna e Ke$ha virão ao país com suas turnês ainda em 2011. A cantora de Barbados, inclusive, estará em Brasília mostrando as músicas de seu último cd, Loud. A apresentação está marcada para 21 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson.

Assista o clipe da música Run the World, da antora Beyoncé:

Veja o clipe da música Judas, de Lady Gaga:

Assista o clipe da música I wanna Go, da cantora Britney Spears:

Veja o clipe da música Last friday night, de Katy Perry:

Assista o clipe da música Man down, da Rihanna:

Veja o clipe da música Blow, da Ke$ha:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação