Diversão e Arte

Com influências da MPB, o grupo Pouca Chinfra faz samba na terra do frevo

postado em 19/08/2011 08:59
Pouca Chinfra: formação com ex-músicos de rock e reggae
Ao ver a turma do Pouca Chinfra, a primeira impressão é de que os 11 integrantes da big band pernambucana são, na verdade, um time de futebol. Criada em 2005, em Recife, surgiu meio ao acaso, numa festa de despedida. E em quase seis anos de estrada já dividiu os palcos com bambas como Jorge Aragão e Beth Carvalho. Agora estão preparando a primeira miniturnê, que começa hoje em Campinas (SP) e passa também por São José dos Campos (SP) e João Pessoa.

;Tudo surgiu na brincadeira. Todo mundo era de banda de rock, de reggae, até passarmos a fazer umas batucadas juntos. No começo, era um trio, mas foi ficando tão legal, tão gostoso, que chamamos mais gente e quando vimos, já éramos mais de 10!”, conta Demóstenes Macaco, responsável pelo cavaquinho e pelos vocais.

Ao lado dele, Adonis Garcia (trombone), Daniel Coimbra (cavaco), Deco (pandeiro, rebolo e voz), Ernesto Jr. (percussão e voz), Fabrício Coelho (violão e voz), Filipino (surdo e voz), Lucas Araújo (bateria), Lucas Temporal (percussão e voz), Seu Lima (cuíca) e Vinícius Sarmento (violão de 7 cordas) completam o grupo, que lançou o primeiro CD em fevereiro deste ano.

O álbum homônimo ; contemplado pelo projeto Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco ; traz 12 faixas e os convidados especiais Isadora Melo (em Pedra no sapato), Zezinho do Acordeon (Sinuca de bico) e Vitor Araújo (Perdoa o botequim), todos pernambucanos. ;Estamos conversando com casas de Minas Gerais e do Paraná para shows ainda este ano. Mas queremos viajar por todo Brasil em 2012;, avisa.

Chico e Noel
;Minha voz é muito parecida com a do Chico Buarque, dizem até que eu tenho a fanhice dele. E o Chico fazendo samba é Noel Rosa. A letra, a música, tudo; Eu adoro o Poeta da Vila e, quando componho, essa influência fica mais evidente. Isso é tão forte que, enquanto lia a biografia dele, escrevi a música Saudade em 3x4;, revela Demóstenes, o compositor do grupo, sobre a inevitável semelhança de seu timbre e de suas composições com os dois ícones da música popular brasileira.

Os mestres Cartola, Nelson Cavaquinho e até os forrozeiros Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Jacinto Silva também servem de inspiração para o grupo, que confessa ser devoto de Adoniran Barbosa. ;O Pouca Chinfra começou tocando as músicas dele, já que as harmonias são menos complexas. A gente sempre copiava o coro dos Demônios da Garoa, os grandes intérpretes dele.;


POUCA CHINFRA
Conheça o trabalho do grupo pernambucano em poucachinfra.com. O primeiro disco, homônimo, é uma produção independente. Preço médio: R$ 20. ****

Se gostou, ouça

Em comum, todos têm o samba no pé. Assim como o Pouca Chinfra, duas bandas conterrâneas bebem na fonte do gênero que é a cara do Brasil. Abaixo, conheça outros sons que agitam a noite pernambucana:

ACADEMIA DA BERLINDA
A mistura da cumbia colombiana com batidas afro, samba brasileiro e bregas da melhor qualidade define o trabalho do grupo de Olinda. Na estrada desde 2004, o septeto lançou no início deste ano o segundo CD, Olindance. Ouça: www.myspace.com/academiadaberlinda.

BANDA SEU CHICO
Não tão desconhecida do público brasiliense, a banda que só toca
Chico Buarque merece atenção dobrada por cantar clássicos sem ser clichê. Maracatu, afoxé, baião e frevo temperam os novos arranjos para as composições do cantor e compositor carioca. Ouça: www.myspace.com/seuchico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação