Diversão e Arte

Trabalhadores de cultura do Distrito Federal protestam na Esplanada

postado em 24/08/2011 09:14
O ator e músico Mafá Nogueira convoca os artistas do DF para marchar
Os trabalhadores de cultura do Distrito Federal estão convocados para a completar uma caminhada. Hoje, a concentração será feita na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic. A partir das 14h, a Marcha dos Trabalhadores de Cultura do Distrito Federal segue em direção ao Ministério da Cultura (MinC). ;Convocamos todos os artistas, de todas as artes e esperamos que eles compareçam com seus instrumentos de trabalho para que a gente possa fazer uma manifestação bem bonita e pacífica;, convoca um dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores da Cultura do DF, o ator e músico Mafá Nogueira. O evento marca a primeira ação do grupo criado neste ano. Assim como vem acontecendo em várias marchas neste ano (por exemplo, a Marcha da Cidadania em São Paulo), grande parte da divulgação foi feita por meio das redes sociais.

Um dos motivos pelos quais os artistas marcharão é a diminuição do orçamento de R$ 2,2 bilhões para R$ 800 milhões destinada ao MinC desde o começo do governo Dilma Rousseff. Assim com os cortes de verba do Fundo Nacional de Cultura (FNC), que diminuiu 23% em relação à administração passada. Outras reivindicações se alinham às exigidas pelo Movimento Cultura Já, de São Paulo. Os integrantes do grupo paulistano ocuparam a sede da Funarte entre 25 de julho e 1; de agosto deste ano para exigir mudanças estruturais na política cultural nacional.

Entre as reivindicações dos dois movimentos, estão também o fim da lógica mercantilista no campo de incentivos a projetos de arte no Brasil, como é feita por meio da Lei Rouanet. ;É uma crítica a esse modelo que joga para o mercado a responsabilidade de escolher o que patrocinar. Na prática, a lei ajuda produções internacionais ou os atores globais e deixa artistas populares com uma parcela bem pequena do dinheiro para cultura;, constata Mafá.

Uma das funções que deverão ser cumpridas pelo Movimento dos Trabalhadores de Cultura do DF é a maior conscientização política dos artistas daqui. ;Por enquanto, o foco é o de melhoria das estruturas nacionais. Depois, começamos o trabalho em relação ao DF. O grupo começa a trabalhar e abrir frentes de discussão do FAC, por exemplo. Até hoje, ele não foi transformado em lei, o que significa que de uma hora para outra, esse mecanismo pode deixar de existir. Além disso, precisamos de mais outras políticas locais além dos editais do FAC;, analisa Mafá. A marcha também faz parte da Jornada Nacional de Lutas, que reunirá trabalhadores de várias categorias hoje na Esplanada dos Ministérios pela manhã.


MARCHA DOS TRABALHADORES DE CULTURA DO DF
Hoje, às 14h, concentração em frente Praça Zumbi dos Palmares (Conic; Setor de Diversões Sul) em direção ao Ministério da Cultura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação