Diversão e Arte

Biografia não oficial de Elton John repassa a trajetória do cantor

postado em 03/09/2011 18:34
Autor de Elton John ; A biografia, o britânico David Buckley reconhece no prefácio do livro que nem sempre foi fã do cantor. ;Para mim, ele pertencia ao lado do entretenimento leve da indústria musical; eu não o via como parte da cultura rock;, explica. Por isso mesmo, Buckley ; que já escreveu biografias de David Bowie e R.E.M.; descreve a pesquisa para o livro como uma revelação.

E não teria como ser diferente. Hoje em dia, é fácil encarar Elton como uma figura um tanto quanto ultrapassada ; e cafona, muitos acrescentariam ; dentro do mundo pop. Mas nem sempre foi assim. Entre 1970 e 1976, anos que concentram o melhor da produção do cantor, ele lançou discos que justificam sua fama e, mais do que isso, garantem seu lugar entre os grandes do rock/pop daquela década. Como o próprio David Buckley admite: ;Meu livro tenta contar sua impressionante história de vida ao mesmo tempo que lembra o leitor do motivo original que fez dele um astro de sua grandeza, principalmente por relembrar suas músicas, álbuns e apresentações ao vivo;.

A obra não é uma biografia autorizada. Logo, não apresenta depoimentos exclusivos de Elton John. Mas, além de vasta pesquisa, o escritor contou com a colaboração de diversas pessoas que conviveram com o cantor, como músicos, produtores, jornalistas, amigos e gente ligada ao meio da música e do entretenimento.

Quem procurar em Elton John ; A biografia detalhes sórdidos sobre o envolvimento do astro com drogas, seus casos amorosos ou os excessos e loucuras de um popstar pode se decepcionar. Não que o livro não fale disso tudo. Mas, quando aborda algum desses assuntos, o faz com elegância. O que importa mais aqui é a trajetória artística (analisada até 2009) com detalhes, inspirações e curiosidades a respeito de seus discos.

Altos e baixos
Nascido Reginald Kenneth Dwight em 25 de março de 1947, o futuro cantor mostrou aptidão musical desde cedo ; o que lhe rendeu uma bolsa de estudos em um prestigiado conservatório de Londres. Louco por futebol e música, Reg colecionava discos dos mais diferentes estilos. Ainda adolescente, começou a tocar piano na banda Bluesology, o que lhe ajudou a ganhar experiência de palco. Já como Elton John ; batismo artístico formado pelos nomes de dois amigos ;, lançou o primeiro LP, Empty sky, que chamou pouca atenção. No ano seguinte, no entanto, alcançou algum sucesso com Elton John, do hit Your song (uma de suas incontáveis parcerias com o letrista Bernie Taupin).

Até 1976, Elton John havia feito quase 500 apresentações, gravado 11 álbuns de estúdio e dois ao vivo e vendido 42 milhões de LPs e 18 milhões de compactos, com dez de seus discos superando a casa de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. Todos, de Honlky château (1972) a Rock of the westies (1975), alcançaram o primeiro lugar da parada Billboard. ;A música de Elton não tinha barreiras culturais nem geográficas. Era uma linguagem universal, tão inteligível no Japão quanto na Europa. Suas melodias e temas eram inclusivos e acessíveis;, explica Buckley.

Mas, na segunda metade da década de 1970, Elton John era uma pessoa esgotada física, psicológica e afetivamente ; ao mesmo tempo em que começou a falar mais abertamente de sua sexualidade em entrevistas, mergulhou fundo nas drogas e no álcool. A exposição maciça desgastou sua imagem e, depois de tantos discos em tão pouco tempo, suas músicas já não causavam o mesmo interesse no público e impacto de vendas.

Nas décadas de 1980 e 1990, a carreira e a vida pessoal passaram por constantes altos e baixos. Mas, nos últimos 10 anos, Sir Elton John, hoje casado com David Furnish (com quem adotou um menino), tem vivido alguns dos melhores momentos ; particular e artisticamente ; em muito tempo.

Este ano, os brasileiros poderão conferir Elton John ao vivo mais uma vez. Ele é uma das atrações da primeira noite do Rock in Rio, em 23 de setembro. Até lá, a biografia de David Buckley pode servir como aperitivo. Mas o livro não é a única fonte de informação disponível. O site Elton John Corporation, feito por fãs brasileiros, tem publicado a biografia do artista em capítulos, ilustrada com fotos e vídeos. Visite: eltonjohnscorporation.blogspot.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação