Diversão e Arte

Nas séries de TV americanas, a juventude não é requisito para a audiência

postado em 07/09/2011 09:03
Quando trocaram o ;garoto problema; Charlie Sheen pelo atlético Ashton Kutcher, 33 anos, os produtores da Warner pareciam ter maquinado uma estratégia infalível para manter a audiência da série Two and a half men, que reestreia em 19 de setembro. Mas, no reino da tevê americana, nem sempre a juventude se mostra uma boa substituta para a experiência. A popularidade do ídolo de 45 anos é uma prova do espaço conquistado por astros veteranos, que não encontram tanto conforto nas superproduções do cinema.
Personagens da série Men of a certain age
Os protagonistas com mais de 50 anos disputam com os novatos, de igual para igual (às vezes, com mais autoridade) os nichos da grade de programação da tevê por assinatura. Eles brilham em dramas hospitalares (como House) e comédias (Men of a certain age), séries policiais (o tira calejado, durão, já se tornou um estereótipo) e ;love stories; (Better with you). Quando não estão à frente dos elencos, destacam-se pelas beiradas: é o caso de Chevy Chase, em Community, e o hilariante Creed Bratton, em The office.

Com um fã-clube dedicado, Larry David é um exemplo desse levante dos heróis ;maduros;. Aos 64 anos, o roteirista que colaborou na criação da sitcom Seinfeld mexe com as convenções do humor televisivo na ótima Curb your enthusiasm (no Brasil, Segura a onda), uma das atrações de maior prestígio do canal HBO. Em cena, David não maquia um jeitão rabugento, às vezes repulsivo, e contracena com atores que não se enquadram nos padrões de beleza publicitários. Não à toa, Woody Allen o convidou para protagonizar em Tudo pode dar certo (2009).

E há casos em que o ex-galã das telonas consegue na tevê, e depois de ter perdido parte do ;sex appeal;, o reconhecimento que não recebeu em Hollywood. É o que acontece com Alec Baldwin, 53 anos. No papel do executivo Jack Donaghy, na elogiada 30 rock, ele recebeu seis Emmys, três Globos de Ouro e seis troféus do sindicato dos atores. O Correio seleciona 10 séries em cartaz na tevê brasileira em que eles, os experientes, dão o show.

Curb your enthusiasm
; Larry David, 64 anos, é o herói improvável desta série cômica, uma das mais elogiadas da programação americana: rabugento, cheio de manias e sem tato para situações delicadas, o roteirista e cocriador de Seinfeld (que interpreta ele próprio) improvisa sobre os aspectos mais insólitos do cotidiano. No Brasil, atende por Segura a onda. Está na oitava temporada. Onde ver: HBO, segundas-feiras, às 21h25.

Men of a certain age
; Joe, Owen e Terry são três ;adolescentes; de meia-idade que encaram as provações da maturidade. E alguns desafios: Joe (Ray Romano) pretende voltar a ser jogador de golfe; Owen (Andre Braugher) enfrenta o pai controlador; e Terry (Scott Bakula) não sabe muito bem se fez uma boa escolha ao optar por ser ator. As atuações e as tiradas espertas do roteiro valem a espiada. Onde ver: Warner Channel, quartas-feiras, às 22h.

Community
; O elenco principal desta comédia, sobre uma escola para alunos atrasados nos estudos, não passou dos 50 anos. Mas quem garante o status ;cult; do programa de tevê é o comediante Chevy Chase, 67 anos, que interpreta um estudante milionário e amalucado, em busca de autoconhecimento ; e expert em frases absurdas. A terceira temporada estreia nos Estados Unidos este mês. Onde ver: Sony, domingos, às 13h30.

$#*! My dad says

; O capitão Kirk da série Star Trek, William Shatner, 80 anos, vive um papai intempestivo e birrento nesta comédia. Detalhe: o personagem Ed Goodson, 72 anos, é mais novo que o ator. A vítima do turrão é o filho Henry (Jonathan Sadowski), um pobretão aspirante a ator. O peso familiar é dividido com o irmão (Will Sasso) e com a cunhada (Nicole Sullivan). A CBS cancelou a série, que é exibida no Brasil. Onde ver: Warner Channel, quartas, às 20h.

The office
; Na série sobre os absurdos do dia a dia em um escritório, dois coadjuvantes se destacam: Creed Bratton, 68 anos, é o funcionário veterano que, totalmente desconectado das novidades tecnológicas, surpreende com tiques bizarros. O outro é o nerd Dwight Schrute (Rainn Wilson, 45 anos), que exagera nas tentativas de mostrar serviço para o chefe da empresa. O programa está na oitava temporada. Onde ver: FX, sextas, às 16h.

30 rock

; A comediante Tina Fey é a estrela deste seriado sobre os bastidores de um programa de humor ; mas é o ex-galã Alec Baldwin, 53 anos, quem eleva o ;risômetro; no papel de um executivo de tevê que parece estar sempre no controle das situações ; mesmo quando perde a noção. A série, filmada em clima de falso documentário, foi indicada a 22 prêmios Emmy e está na quinta temporada. Onde ver: Sony, sextas, às 14h30

Better with you
; Escrita por uma das roteiristas de Friends, Shana Goldberg-Meehan, a comédia romântica Better with you mostra a rotina de quatro casais ; e nenhum deles tem tanto carisma quanto a dupla interpretada por Kurt Fuller, 57 anos, e Debra Jo Rupp, 60. Sem as aflições que perturbam os pombinhos mais jovens, eles tentam relaxar e curtir a vida. Em exibição no Brasil, a série durou apenas uma temporada nos Estados Unidos. Onde ver: Warner Channel, segundas, às 20h30.

House
; Aos 52 anos, o britânico Hugh Laurie se transformou num dos atores de maior prestígio nos Estados Unidos. Desde 2004, o médico temperamental (e pavio curto) Gregory House é um dos personagens mais queridos pelo público. Pelo papel, o ator recebeu dois troféus no Globo de Ouro. Nos Estados Unidos, a oitava temporada começa em 3 de outubro. Onde ver: Universal Channel, quintas, às 22h.

Sons of anarchy

; Ron Perlman, 61 anos, é o presidente durão de um clube de motoqueiros cuja função é espantar os traficantes que ameaçam uma cidadezinha fictícia da Califórnia. O apelo do personagem é tão forte que, muitas vezes, ele se sobressai diante do protagonista, Charlie Hunnam. Na tevê americana, a quarta temporada está no começo. Onde ver: A FX exibe no Brasil, mas a série está no intervalo entre temporadas. Na internet, www.fxnetworks.com.

Breaking bad

; Já experiente em premiações da televisão, Bryan Cranston, 55 anos, é Walter White, o professor de química que se envolve com tráfico de drogas. Numa trama que pode ser resumida como uma descida ao inferno, o ator garante a cumplicidade do espectador no papel de um tipo comum diante de momentos de desespero. Onde ver: AXN, domingos, às 20h. Na internet, www.fxnetworks.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação