postado em 12/09/2011 12:00
Na noite desta segunda-feira, 12 de setembro, o mundo conhecerá a mulher mais bonita entre as 89 candidatas ao Miss Universo 2011. A representante do Brasil, Priscila Machado, terá a chance de ser coroada em seu próprio país, que recebe o concurso pela primeira vez em 60 anos.Priscila é uma das favoritas no grupo das misses latinas, no qual também se destacam a boliviana Olivia Pinheiro, a colombiana Catalina Robayo - advertida por não usar calcinha -, a porto-riquenha Viviana Ortiz e a venezuelana Vanessa Gonçalves.
Na última quinta-feira, 8, a primeira eliminatória oficial elegeu 15 candidatas para a próxima fase. A 16; finalista foi escolhida pelos internautas. Nesta noite, as 16 participantes serão anunciadas e desfilarão em trajes de banho. Delas, apenas 10 avançarão para a fase seguinte em que se apresentam nos trajes de gala. Posteriormente, somente as representantes de cinco países serão eleitas para responder às perguntas do júri, que vai nomear a Miss Universo 2011.
A cerimônia terá início às 22h, em São Paulo, e será televisionada pelos canais Band e TNT. Outros 189 países transmitirão o evento, que espera contar com cerca de 1 bilhão de espectadores.
Passando a faixa
A sucessora da mexicana Ximena Navarrete, terá uma grande responsabilidade nesta noite. A atual Miss Universo é apontada como uma das mais carismáticas donas do título de representante da beleza mundial.
Durante um ano, a morena fez jus à coroa aliando beleza e carisma por onde passou. Ximena, como foi apelidada por causa da pronúncia do nome ;Jimena;, recebeu a faixa aos 22 anos na cerimônia de 2010, realizada nos Estados Unidos. Ela é a segunda mexicana a assumir o posto de Miss Universo.
Ao longo do seu reinado, a bela participou de eventos sociais, campanhas beneficentes e se tornou garota propaganda de uma marca de cosméticos. A miss também visitou diversos países do mundo em nome de uma campanha de prevenção a Aids.