postado em 16/09/2011 09:05
Uma lista dos grandes performers do rock de Brasília não estaria completa sem a presença de Reginaldo Silva de Faria, o Régis Véi, vocalista da banda Totem. De um lado para o outro do palco sem parar, gesticulando, fazendo carrancas, a figura magrela e cabeluda, de olhos arregalados, se dirige ao público com uma voz rascante. Parece possuído por uma entidade xamânica.
;O Régis é essa explosão visceral, de loucura, no palco. E as pessoas acabam não prestando atenção e ele está falando coisas muito lúcidas;, observa o guitarrista Fábio Marreco. A situação pode mudar com o lançamento de Vale quanto pesa, primeiro disco do quarteto brasiliense.
Originalmente, a ideia era regravar músicas compostas nos primeiros 10 anos de atividade (e registradas em três CDs demo, de 2000, 2002 e 2006). Mas, contemplados com o FAC (Fundo de Apoio à Cultura), resolveram investir em um álbum de inéditas. O objetivo, além de gravar músicas novas, era mostrar como eles queriam que o Totem ficasse conhecido. Elementos de reggae e funk, que já haviam aparecido em composições mais antigas, foram deixados de lado em favor de uma sonoridade mais pesada.
Se o instrumental da banda ; Marreco (guitarra), Alex Siqueira (baixo) e Thiago Cunha (bateria) ; bebe do hard rock e do heavy metal, o vocal de Régis segue caminho próprio. ;Resolvemos assumir o ;pauleira;, que é mais fácil de as pessoas entenderem;, diz Thiago. ;Quer nos rotular? Então ouça o nosso disco;, convida Régis.
Ao longo das 12 faixas do disco, rock e poesia caminham juntos. Régis canta sobre mazelas sociais (Nojanta), ganância pelo poder (Maracutaia) e as alegrias e os tombos dos relacionamentos amorosos (Balada perdida). Os entalhes desse totem brasiliense garantem aquilo que muitas bandas buscam, mas nem todas conseguem: personalidade.
Totem
Hoje, às 22h, no UK Music Hall (411 Sul). Show de lançamento do primeiro CD da banda Totem. Entrada: R$ 5 ou R$ 10 (com o CD). Não recomendado para menores de 18 anos. Vale quanto pesa: 12 faixas, produzido por Guilherme Negrão, Fábio Marreco e Thiago Totem. Independente.www.myspace.com/totempaulera.