Imagine um filme dirigido por James Cameron, estrelado por Johnny Depp, que adapta um livro de sucesso, tem lançamento em 3D e é distribuído pela Disney. Esse longa-metragem, é claro, não existe. Mas, se viesse à luz, teria boas chances de entrar numa lista restrita de produções que criaram uma nova escala (não menos que monumental) para os sucessos hollywoodianos. O clube dos lançamentos que faturaram mais de US$ 1 bilhão, que até o início do século 21 só aceitava um integrante (Titanic, de 1997), se transformou num reduto cada vez mais desejado pelos grandes estúdios. Em 2011, três novos associados formaram um poderoso ;grupo dos 10;, que vai influenciar as ações dos executivos da indústria do cinema nos próximos anos.
Curiosamente, essa fase grandiloquente do cinema americano concatena-se com uma crise econômica que o governo Obama ainda não consegue domar. Enquanto o desemprego e a inflação afligem o país, o entretenimento infla com vigor inédito. Com os ingressos caros das projeções em 3D, ficou mais fácil se tornar um filme bilionário. A lógica, porém, não é simples como parece: os estúdios reforçaram campanhas de marketing, miraram mercados internacionais (como o Brasil, cada vez mais sedutor para os produtores americanos) e investiram com mais agressividade em sequências de fitas populares ; no ranking dos 10, sete são continuações e seis chegaram às telas em 3D. Nesta página, conheça as trajetórias dos filmes que definem o sabor da pipoca de Hollywood.
As estratégias dos estúdios surtiram efeito: os recentes Harry Potter e as relíquias da morte ; Parte 2, Transformers ; O lado oculto da Lua e Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas surpreenderam ao beliscar o trono de James Cameron, que ainda domina a lista dos mais vistos com Avatar e Titanic. A outra consequência dessa ;sofisticação; comercial é a criação de filmes que reprisam fórmulas e evitam riscos. No top 10, o único que desafia as expectativas do público (ainda assim, com certa segurança) é o sombrio Batman ; O cavaleiro das trevas, de Christopher Nolan. Portanto, não será nenhuma surpresa se, em breve, Cameron decidir marcar um encontro com Johnny Depp ; em 3D, naturalmente.
Assista o trailer do filme Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2:
Veja o trailer do filme Transformers: o lado oculto da lua: