O filme Tropa de Elite 2 ; O inimigo agora é outro foi escolhido para representar o Brasil entre os concorrentes a uma indicação ao Oscar de melhor produção em língua estrangeira. O filme de José Padilha, o maior sucesso de bilheteria da história do país (com 11 milhões de espectadores), foi a opção ;unânime, consensual; da comissão formada pelo Ministério da Cultura. O longa-metragem bateu outros 14 candidatos à vaga ; entre eles, Bruna Surfistinha, Assalto ao Banco Central, VIPs, Lope e o brasiliense Federal. ;Estou superfeliz. É um orgulho;, comentou Padilha.
;Por sua qualidade técnica e artística, Tropa 2 saltou à frente dos outros indicados;, afirmou a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, em coletiva no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro. A secretária integrou a comissão ao lado do presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, do ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza, e dos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maris Sachs Rabello.
;Tropa 2 tem autêntica chance de ganhar uma indicação. Sendo indicado, tem chance de vencer o Oscar;, opinou Hoineff, autor do documentário Alô, alô, Terezinha. Segundo Roberto Farias (diretor de O assalto ao trem pagador, de 1962), a continuação é mais bem acabada que o longa original ; e, por isso, conquistou maior apelo popular. Lançado em 2007, o primeiro Tropa de Elite (vencedor do Urso de Ouro em Berlim) foi visto por 2,4 milhões de espectadores ; mas, segundo estimativas do Ibope, teria sido visto em DVD pirata por mais de 11 milhões de brasileiros, antes da estreia nos cinemas. Em tom de thriller policial, o filme narra o embate entre o coronel Nascimento (Wagner Moura), do Bope, e as milícias do Rio de Janeiro.
No mercado oficial do Brasil, a continuação se saiu melhor: faturou, até dezembro de 2010, um total de R$ 102,6 milhões, mais do que Avatar, de James Cameron (R$ 102,3 milhões), e do que o campeão nacional anterior, Dona Flor e seus dois maridos (1976), visto por 10.735.252 pessoas. Segundo a secretária do Audiovisual, os produtores de Tropa de Elite 2 vão receber ;apoio logístico e financeiro; do governo para promover o longa no exterior, na campanha por uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro. Nos Estados Unidos, o filme atende por Elite Squad 2: the enemy within.
O último candidato brasileiro que conseguiu entrar na lista de indicados foi Central do Brasil, de 1998. No ano passado, Lula, o filho do Brasil provocou polêmica quando foi escolhido pelo Ministério da Cultura e não convenceu a Academia de Hollywood. Além de Central do Brasil, três longas brasileiros concorreram a estatuetas: O pagador de promessas (1963), O quatrilho (1996) e O que é isso, companheiro? (1998). Nenhum venceu o prêmio máximo da indústria do cinema. Os indicados ao Oscar 2012 serão conhecidos em 24 de janeiro; e os vencedores, no dia 26 de fevereiro, em cerimônia no Kodak Theater, em Los Angeles.
OS CONCORRENTES
Entre os filmes que já foram escolhidos para representar seus países no Oscar 2012, estão o francês La guerre est declaree, de Valerie Donzelli; o finlandês Le Havre, de Aki Kaurism;ki; o húngaro Cavalo de Turim, de Béla Tarr; o português José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes; e o documentário alemão Pina, de Wim Wenders.