PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
CURTAS DA NOITE:
QUINDINS
De David Mussel e Giuliana Danza (MG, 9min, animação)
Inspirado em conto de Luis Fernando Verissimo, flagra um momento quase surreal na vida de dois idosos, Doutor Ariosto e Dona Quileia. Consumidora compulsiva de quindins, ela decide fazer uma promessa a Santo Antônio: vai deixar de comer o doce na esperança de que o marido se recupere de uma enfermidade grave. Isso até a noite em que Ariosto revela à esposa um segredo que os levará de volta à juventude. O filme, que combina diferentes técnicas de animação e não tem diálogos, foi exibido no Anima Mundi e pode ser visto no YouTube.
A MALA
De Fabiannie Bergh (PA, 1min, animação)
Cansado de esperar o ônibus que faz a linha Sacramenta-Nazaré, numa madrugada em Belém, o bêbado Timóteo encontra uma maneira mais fácil de ir para casa. Essa trama cômica é narrada com uma técnica de animação incomum: para produzir o curta, a equipe armou bonecos de papel presos a estruturas de arame. A sensação de movimento dos personagens se dá graças à fusão dos fotogramas, que capturam cada detalhe das cenas. Os efeitos sonoros divertidos dão um toque bem-humorado ao filme, que foi exibido no Anima Mundi deste ano.
PREMONIÇÃO
De Pedro Abib (BA, 15min)
Sexto filme de Abib, o curta percorre os redutos boêmios de Salvador na década de 1950, e tenta recriar o espírito do antigo bairro do Pelourinho. Na trama, em tom de thriller, o dono de um botequim tenta investigar as intenções de um freguês suspeito, que leva um revólver sob a camisa. Uma premonição, que instiga a imaginação do proprietário, indica aqueles que serão atacados pelo cliente: dois capoeiristas, um jogador de futebol e um vereador. A atmosfera do bar, então, é tomada por uma sensação de paranoia, angústia e medo. No elenco, Antônio Pitanga e Agnaldo Lopes (foto).
DE LÁ PRA CÁ
De Frederico Pinto (RS, 15min)
Numa noite dominada por filmes de ficção, o curta segue o script com a história de um segurança noturno, Ciro, e de uma empregada doméstica, Clarisse. Os dois são casados e trabalham em Porto Alegre. Passam o dia andando de lá pra cá, e se encontram diariamente apenas por poucos minutos, sempre na estação de trem. Para ficar mais tempo juntos, eles tentam criar pequenos rituais nesse lugar de passagem, unidos por um vínculo frágil. Frederico Pinto dirigiu seis curtas, e dirige o primeiro longa-metragem, As aventuras do avião vermelho.
MOSTRAS PARALELAS:
LÉO E BIA
De Oswaldo Montenegro (97min)
Brasília, 1973. No auge da ditadura militar, sete amigos, jovens como a cidade em que moram, sonham viver de teatro. Liderado pelo diretor Léo, o grupo leva adiante os ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião. Em paralelo à repressão política, a mãe de uma das jovens, adoece. E em sua desvairada obsessão pela filha Bia, oprime-a cruelmente. Soma-se à atmosfera opressora, a aridez cultural de Brasília. A turma do Distrito Federal sonha romper com esta cotidiana asfixia.
MOSTRA BRASÍLIA:
BRASÍLIA: CIDADE SEM LIMITES
Defendendo o fato inusitado de que a antiga civilização Inca teve influência determinante na história da construção de Brasília, o documentário propõe uma nova leitura da História do Brasil. Em uma sequência criteriosa de fatos históricos, coloca em evidência acontecimentos desconhecidos que foram importantes na escolha do local para construção da capital. Baseado em pesquisas e depoimentos, permeado pela trilha sonora original de Lucas Franco, o documentário não abre mão de mostrar a singularidade e a beleza da cidade.
O CAVALEIRO DO ALÉM
De Magu Cartabranca, Rogério Águas e Loro Jones (7min)
No entorno de Brasília, as pessoas não conseguem dizer se o Cavaleiro do Além é lenda ou se existe mesmo. O que se sabe, contudo, é que alguém aterroriza uma das cidades do entorno do DF e o Cavaleiro ocupa o imaginário coletivo.
4 CATA(DORES)
De Webson Dias (24min)
Uma visão sobre as condições dos catadores de materiais recicláveis do lixão da Cidade Estrutural, localizado a 10 km do Congresso Nacional e destino de todo o lixo produzido no Distrito Federal desde 1968. Além das condições precárias de trabalho, acidentes frequentes e muitas vezes fatais, preconceito e concorrência pelos materiais, os trabalhadores têm como ameaça a iminente desativação do Lixão acompanhada de desamparo por parte do Estado. Dessa forma, são obrigados a lutar por questões básicas de sobrevivência.
SEVERINO QUER GRAVAR
De Jetro Osytek de Castro (9min)
Embalado pela trilha sonora da banda Pé de Cerrado, apresentamos Severino, um matuto do interior querendo gravar sua música. Do outro lado, Jorge, o técnico de som impaciente, na missão de transformar o sonho de Severino em realidade. Severino quer gravar, conta a história de como a música pode vencer o preconceito e unir pessoas tão diferentes.
PERDIDOS
De Mahatma Lima (16min20)
A história de um advogado divorciado tentando se relacionar com sua filha. O conflito revela o quanto nos tornamos perdidos em certas fases difíceis das vida.
PIQUE-SALVA
De Antônio Balbino (7min25)
Gabriel vive sob a superproteção da avó. Numa oportunidade ele foge e é salvo pela meninada da rua.
O REVÉS
De Fáuston da Silva (14min28)
Na linha do tempo existem muitas possibilidades, mas, em geral, podemos concretizar as diferentes atitudes de estruturar a Linha do Tempo: há pessoas que têm a linha do tempo de trás para frente (passado atrás, futuro adiante) ou ao revés, dentro do tempo?. São nesses pontos que tudo pode mudar.
POR BAIXO DAS FOLHAS SECAS
De Jonathan Lima (15min)
Gláuber é um escritor decadente e tenta o sucesso com seu novo livro. É casado com Vitória, uma mulher bonita e trabalhadora. Seu casamento está em crise quando Gláuber desconfia que sua mulher o está traindo e começa com suas paranóias confundindo a realidade com a ficção que escreve.
TARDE SECA
De João Pácifer (13min)
Uma tarde seca e um cigarro montam o cenário para os desejos de Caetano.
NA ESQUINA DE SUA MENTE
De Marti Arboleia (12min28)
Lara, aos 22 anos vive com um pai sempre ausente e que após uma separação traumática da mulher, agora só se importa com seu trabalho, deixando completamente de lado sua única filha. Na tentativa de uma fuga desse mundo triste e vazio, ela procura amigos que possam fazê-la encontrar outra realidade, mas as pessoas nem sempre são o que parecem, e para conhecer verdadeiramente cada um, é preciso descobrir o que se esconde na esquina de sua mente, onde realidade e loucura se misturam.