CURTAS DA NOITE:
Media training (SP, 11min39, animação)
A dupla Eloar Guazzelli Filho e Rodrigo Silveira mostra as agruras de uma diretora de comunicação de multinacional, quando um aspirador de pó, produto da empresa, é visto num vídeo polêmico que estourou na internet: o queridinho das donas de casa virou objeto de tortura na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.
Cafeka (RS, 2min29, animação)
Paródia de A metaformose, clássico literário de Franz Kafka, o curta em stop-motion exibe o protagonista Gregor Samsa num outro tipo de metamorfose, ativada pelo uso excessivo de café. A diretora Natália Cristine é formada em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Elogio da graça (RJ, 25min)
O documentário de Joel Pizzini (de 500 almas, vencedor de quatro prêmios no festival em 2004) acompanha as lutas ambientais de Maria da Graça Sucksdorff (foto), ao lado do cineasta e ativista ambiental sueco Arne Sucksdorff. Rodado em digital, o registro se equilibra entre cenas de crise familiar e destruição iminente da natureza.
Três vezes por semana (RS, 15min)
Os dias de Sílvia, interpretada por Irene Brietzke, parecem sempre iguais: encontro com colegas das aulas de hidroginástica, conversas jogadas fora e passeios rotineiros. Mas seu destino é modificado drasticamente por um acontecimento inesperado. A atriz Darlene Glória (Terra em transe) integra o elenco do curta dirigido por Cris Reque.