Diversão e Arte

Pequenos chefs cozinham como gente grande e fazem pratos elaborados

postado em 06/10/2011 08:49

Engana-se quem acha que cozinha é lugar só de adulto. Algumas crianças também gostam de arregaçar as mangas, amarrar o avental e se entregar ao preparo de receitas, sejam elas elaboradas ou mais simples. Sabe-se lá se o motivo pelo interesse delas pela culinária vem da valorização crescente da gastronomia, ou da vontade de imitar os pais ou chefs apresentadores de tevê. Uma coisa, no entanto, é certa: elas são umas graças e fazem comidas deliciosas. Determinados, esses meninos e meninas pesquisam receitas e ingredientes e deixam para lá aquela frescura com as cores e origens dos alimentos. O resultado são pratos gostosos, dignos de gente grande.

Além do rosto de boneca e da educação de princesa, Luciana Pereira, 12 anos, sabe cozinhar. Decidida, a menina explica logo de cara o porquê do interesse pela culinária: ;Um amigo da família me disse uma vez que a gente não cozinha para a gente e sim para os outros. E é isso, gosto de agradar, de ver as pessoas comendo a minha comida e gostando do sabor;. A justificativa, um tanto madura, condiz com a trajetória de Luciana ; ainda que curta, pela idade ; na gastronomia.

Ainda pequena, com quase 7 anos, a estudante pedia para ajudar a mãe na cozinha, a psicóloga Marília Pereira. Natural do interior de Minas Gerais, a mãe conta que o hábito de cozinhar vem de família. ;Todos nós gostamos muito. Quando vamos à fazenda, nos reunimos para preparar biscoitos, pães de queijo, e ela sempre me ajudou;, recorda. Percebendo o interesse da filha, Marília começou a ensinar como manusear a faca, o fogo e o forno, o que bastou para a menina se entregar às caçarolas. ;A minha primeira receita foi um cookie. Pesquisei, aprendi e não parei mais;, lembra. Depois dos biscoitos, Lulu, como é chamada pelos familiares, fez molho branco, alfajor, macarons, torta de limão, tudo mais que aprovado pelos colegas de escola. ;Tem uma gincana que arrecadamos dinheiro para instituições de caridade, daí faço biscoitos para vender e ajudar;, conta.

Apesar da preferência pelos doces, a cozinheira mirim se dedica também às receitas salgadas. Sua especialidade é o prato indiano tikka masala (veja receita), o que mostra a tendência de Luciana por opções mais gourmet. O preparo não é nada simples. O frango com especiarias é marinado de um dia para o outro, depois assado e, por fim, recebe um molho picante e bem temperado. ;Eu gosto de surpreender, então não dá para fazer arroz e feijão. Mas eu sei fazer também;, conta Lulu. A receita veio de um livro voltado para crianças, parte de uma coleção fomentada por amigos e parentes. E é desses materiais que ela tira as ideias das novas preparações. ;Meu próximo prato será um tajine de cordeiro ou uma paleta de cordeiro com molho de hortelã. Acho que vai ficar uma delícia;, anseia.

Pedro e sua omelete de cogumelos: muita atenção à qualidade dos ingredientes

Determinado
Extrovertido, brincalhão e dono de um par de olhos verdes que harmonizam bem com o jeito de travesso, Pedro Porto, 10 anos, já sabe o que quer fazer da vida. ;Quero ser ator;, dispara fazendo careta e engrossando a voz. No entanto, nas horas vagas, ele adora cozinhar. Seja um brigadeiro ou um macarrão, ele se vira, como diz a mãe, a jornalista Adriana Nasser. ;Desde os 4 anos ele pede para ajudar na cozinha e eu sempre incentivei. Era uma forma de ele comer bem e aprender a se virar também;, recorda.

Pedro mostra que a pouca idade não o impede de ter conhecimento. Ele entende de ingredientes, do ponto da carne, do tempo de cocção dos alimentos e, dessa forma, exibe-se para a família e os amigos. ;Eu escolho a receita e testo para ver se dá certo. Minha mãe ou meu pai sempre me ajudam;, diz. A mãe explica que ele ainda não mexe com facas grandes e nem liga o fogo, porque ainda é muito pequeno (veja as dicas de segurança).

Considerado ;especialista; em macarrão, yakissoba e brigadeiro, Pedro surpreende também com a omelete de cogumelos. Utilizando ovos caipiras, cogumelos orgânicos, queijo e temperos, ele explica, com jargões da profissão, que é necessário saltear os cogumelos na manteiga, antes de rechear a receita; e que o ovo de fazenda é melhor, pois além do sabor marcante ainda confere uma cor mais viva ao prato. ;Tem que escolher bons ingredientes e colocar o que gosta mais, desse jeito não tem como ficar ruim;, aconselha. Determinado, o garoto pretende agora aprender a fazer sushi. ;Adoro comida japonesa. Sei fazer algumas coisas, mais quero aprender tudo.;

De acordo com a psicóloga Ivalda Morais, quando o interesse parte da criança, a prática de cozinhar é muito saudável. Sendo assim, é importante que os pais incentivem e explorem esse lado, uma forma de a criança exercitar a autoestima e a autoimagem. ;Quando ela prepara uma comida e é elogiada, ela muda a percepção das pessoas em relação a ela. Ou seja, ela se sente melhor e mais respeitada;, avalia. Segundo a especialista, toda criança deve ter obrigação com algum serviço da casa, como por exemplo arrumar um quarto ou lavar as louças. No entanto, há uma diferença entre estimular a independência e forçar a barra. ;É legal ensinar a criança a preparar seu leite ou sua comida, mas não pode obrigar o interesse;, acredita. Para a especialista, a formação da personalidade e da independência da criança não pode ser baseada por tarefas forçadas.
Paulinha tem preferência pelas receitas italianas, que aprende a fazer em programas de tevê: o próximo passo é preparar um risoto
Massas
Apaixonada por comida italiana, Paula Florêncio, 12 anos, não só prepara muitos pratos como também sai a campo para comer com as amigas, uma forma de conhecer novos sabores. O interesse, conta a menina de voz doce e olhar atento, vem da mãe. ;Ela sempre gostou de cozinhar, então ficava olhando e comecei a me interessar também;, lembra. A mãe, Luciene Azevedo, dedica-se integralmente a cuidar das filhas, mas encontrou tempo para estudar gastronomia. Talvez seja por isso que na casa da família todos são estimulados a comer bem. ;Temos uma horta com diferentes tipos de ervas. Além das árvores de limão, jabuticaba e amora;, descreve.

E é dessa horta que Paulinha retira o manjericão para fazer o pesto do macarrão. ;Como a erva é fresca, dá mais sabor;, explica a menina. A massa, ela destaca, deve ser cozida até ficar ao ponto. ;Se ficar mole demais, não fica bom;, acredita. E o pignole, presente na receita original, foi substituído pelas nozes, mas segundo a garota, pode também dar lugar à castanha-de-caju ou à castanha-do-brasil. Para adquirir tal segurança, Paulinha está sempre atenta aos programas da tevê paga como os dos chefs Gordon Ramsey e Jamie Oliver, que ensinam pratos em sua maioria italianos. ;Eu os adoro. Aprendo um monte de coisa;, diz. E é nos livros de receita que ela pretende aprender a fazer o prato dos sonhos: risoto. ;Ainda não fiz porque tenho medo de errar o ponto. Mas estou pesquisando, já vou tentar;, avisa.

Fique atento
Facas

A utilização de facas afiadas deve ser monitorada por um adulto. Prefira aquelas com a lâmina de serra

Fogão
Permita o uso apenas quando a criança alcance com facilidade as panelas e a mantenha sempre monitorada por um adulto

Forno
Seu uso só é aconselhável a partir dos 11 anos e deve ser monitorado por um adulto

Objetos de vidro
São aconselháveis a partir dos 10 anos e não devem transportar alimentos quentes

Outras dicas
; Não deixe facas afiadas e objetos cortantes como lâminas de processadores ao alcance das crianças
; Nunca deixe facas, objetos de vidro e recipientes com alimentos quentes na borda da mesa
; Priorize a utilização das bocas traseiras do fogão
; O mercado já disponibiliza protetores e travas para fogão, fornos, armários e refrigeradores. Eles impedem que a criança menor ligue o fogão e abra os equipamentos

Tikka Masala (frango com especiarias) da Luciana

Ingredientes
Para a marinada
; 6 colheres de iogurte natural
; 1/2 colher de curry em pó
; 1/2 colher de gengibre ralado
; 1 dente de alho amassado
; 2 peitos de frango cortados em cubo
; Sal a gosto

Para o molho
; 1 colher de chá de manteiga
; 1 cebola picada
; 1 colher de chá de coentro em pó
; 1 colher de chá de garam masala (mistura de temperos indianos, disponível em lojas especializadas)
; 1 colher de sopa de mel
; 1 lata de tomate pelado
; 1 colher de suco de limão
; 200g de creme de leite

Modo de preparo
; Misture todos os ingredientes da marinada e deixe de um dia para o outro na geladeira ou duas horas no congelador. Depois coloque em uma assadeira e deixe assar até dourar.
; Para o molho, derreta a manteiga, refogue a cebola e, quando ela estiver dourada, misture todos os ingredientes, menos o creme de leite. Deixe ferver, adicione o frango e depois o creme. Desligue o fogo e sirva com arroz.

Omelete de cogumelos do Pedro

Ingredientes
; 1 ovo e 1 clara
; 1 colher rasa de manteiga
; 2 pitadas de sal
; 4 colheres de cogumelos ao gosto
; 1 colher de cebolinha picada
; 2 fatias de queijo muçarela
; 3 tomates-cereja cortados ao meio
; Manjericão para enfeitar

Modo de preparo
; Refogue os cogumelos na manteiga por 2 minutos e reserve. Bata os ovos até que se forme uma espuma. Tempere com sal e cebolinha. Em uma frigideira grande, derreta um pouco de manteiga, coloque o ovo e movimente a frigideira para que o líquido se espalhe tomando conta do fundo da panela. Quando a superfície começar a borbulhar, coloque as fatias de queijo e os cogumelos. Deixe por 1 minuto e dobre um dos lados. Deixe no fogo por mais 2 minutos e retire do fogo.

Massa ao pesto de manjericão da Paula

Ingredientes
; 500g de massa gravatinha
; 1l de água
; 50g de queijo parmesão ralado
; 3 dentes de alho amassados
; 2 ramos de manjericão
; 2 colheres de sopa de nozes (pode ser substituído por castanha-de-caju ou do brasil)
; 50ml de azeite
; Sal a gosto

Modo de preparo
; Coloque a água para ferver e depois acrescente o macarrão. O ponto é quando a massa está firme. Escorra a água e reserve. Em um pilão, coloque o restante dos ingredientes, com exceção do queijo, e amasse até que se transforme em uma pasta. Em uma frigideira, coloque a massa e a pasta e misture tudo. Coloque o queijo quando servir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação