As temáticas de algumas letras do derradeiro disco de estúdio da Legião Urbana, A tempestade ; Ou o livro dos dias, refletiam, com melancolia e tristeza, muito dos últimos dias do vocalista Renato Russo. O álbum foi lançado pouco menos de um mês antes da morte do cantor e compositor. Em 11 de outubro de 1996, há 15 anos, Renato Manfredini Júnior nos deixou.
Sem Renato, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá encerraram as atividades da Legião Urbana. O fim da banda e a morte de Renato, no entanto, não diminuíram o interesse e o fascínio que eles causam no público.
Dono de uma personalidade forte e carismática, Renato Russo escrevia letras que tocavam tanto o íntimo das pessoas quanto o coletivo, falando de amor e também de mazelas sociais. Sonoramente, a Legião conseguiu um feito difícil de ser realizado em meados dos anos 1980: levou para o mainstream um rock de influências contemporâneas, com ecos do pós-punk inglês.
No Rock in Rio
Ao longo dos últimos 15 anos, não foram poucas as homenagens a Renato e à Legião. Uma das mais recentes foi em 29 de setembro, no Rock in Rio 2011, quando a Orquestra Sinfônica Brasileira, com Dado, Bonfá e os convidados Pitty, Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Rogério Flausino (Jota Quest), Herbert Viana (Paralamas do Sucesso) e Toni Platão interpretaram sucesso da banda brasiliense.
Depois da calorosa recepção nos festivais de Paulínia e de Brasília, o documentário Rock Brasília ; Era do ouro, de Vladimir Carvalho, teve concorrida pré-estreia na semana passada em São Paulo, no Espaço Unibanco, na Rua Augusta. O Capital Inicial animou o evento com um pocket show. Hoje, Rock Brasília será apresentado para convidados no Festival do Rio.
O documentário, que reúne entrevistas antigas e recentes da chamada ;turma da Colina;, entra em cartaz dia 21. Os depoimentos de dona Carmem Manfredini no filme Rock Brasília apresentam, para quem não conhecia, a simpática mãe de Renato Russo. ;Estive em Paulínia e torci muito pelo documentário do Vladimir. Fiquei muito feliz com o filme dele;, ela conta. Dona Carmem diz que os aniversários de morte do filho são lembrados pela família em reuniões íntimas. ;Normalmente, celebramos uma missa, a nossa missa.;
Mais um filme levará para a tela grande as histórias do grupo de amigos do qual saíram Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. A ficção Somos tão jovens, de Antonio Carlos da Fontoura, mostrará os anos de formação da turma, antes do sucesso. O longa-metragem, filmado este ano, deve estrear em 2012. Também previsto para o ano que vem, Faroeste caboclo, de Renê Sampaio, é adaptação da música homônima de Legião Urbana, que apresenta a saga do personagem João de Santo Cristo.
Confira o trailer do filme Rock Brasília - A era de ouro, de Vladimir Carvalho: