Diversão e Arte

Documentário do brasiliense Sérgio Raposo, será exibido no Festival do Rio

Ricardo Daehn
postado em 14/10/2011 08:45

A equipe do filme partiu de Moçambique (foto) rumo ao Maranhão, passando por China e Portugal: conexão entre o instrumento e a vida

Uma restrita equipe de cinco pessoas, aventuras em estradas por áreas de terreno acidentado, passagens por vilas carentes de desenvolvimento e estadas por seis países. Todos esses esforços, com a injeção de US$ 500 mil e a estrutura profissional da produtora local Cinevideo, renderam ótimo mérito para o cineasta brasiliense Sérgio Raposo, 39 anos: com cinco exibições asseguradas, o longa-metragem dele Drums ; Tambores integra, a partir da projeção de hoje no Odeon (Cinelândia), a Mostra Expectativa do Festival do Rio.

Exibida em suporte digital, a fita está em negociações para participar do Doha Tribeca Film Festival, no Catar. ;Essencialmente musical;, o filme cerca o tema ;dos tambores e das pessoas ligadas a algum tipo de tradição relacionada a eles;. Na sequência dos curtas em 16mm e 35mm, respectivamente, O rival (2004) e Residual (2007), Sérgio Raposo conta que, há mais de um ano, ele foi fisgado pelo projeto, que teve produção executiva de Mônica Monteiro.

Vocação internacional

Pelo ;perfil internacional;, Drums ; Tambores, à época, com a produção em andamento, se valeu da associação com a rede televisiva árabe Aljazeera Documentary Channel. ;Apostamos na vocação natural do filme que estreia em janeiro no canal e será comercializado para tevês a cabo de diferentes países;, conta o diretor.

Pela ordem, o filme parte de Moçambique, para chegar a porções da China, de Portugal e alcançar o estado brasileiro do Maranhão. ;No Brasil, a gente foi para a Casa Fanti Ashanti (em São Luís), um centro que valoriza a cultura afro-brasileira em atividades comandadas pelo pai Euclides, fundador do uso religioso do tambor;, conta Raposo. Afora o segmento do Tambor de Mina ; ao qual Euclides se dedica há mais de 50 anos, com desenvolvimento do candomblé ;, a produção também investiu no Tambor de Criola, de raiz popular, representado pelo percussionista Mestre Amaral.

Arremate na construção do tambor: cerco ao tema por todos os lados

Em Moçambique, onde há filial da produtora brasileira, a equipe do filme deixou a movimentada Nacala Porto, com intensa concentração de navios no litoral, rumo à interiorana vila da província de Niassa, batizada como Metarica. ;A gente apresenta um personage , o Chaisson Meja, que deixou o Norte, e usa o tambor como um elemento aglutinador do contato e das origens dele que extrapolam costumes da etnia macua (agrícola);, comenta Sérgio Raposo. No itinerário emocional à frente de Chaisson, pesam as lembranças do avô, um fabricante de tambores, além dos fundamentos comunitários repassados pelo tio, liderança local e musical da região visitada.

Relações familiares estão registradas em Drums ; Tambores, a partir da história do músico Ateeq Mubarak, filho de pescador, que, na rica capital do Catar (Doha), celebra o vigor cultural do povo. Na etapa africana do filme, mais precisamente na Zâmbia, quem comanda a narrativa é Stanard Halenga, há mais de 20 anos familiarizado com tambores.

;A gente conta sobre o uso dos tambores budimas tradicionais entre o povo tonga, além de expor seis tipos de instrumentos da região. É interessante observar como a construção do lago artificial Kariba, que fez uso do Rio Zambeze, modificou a região. O povo tonga conta com a música, para manter viva a lembrança da vida dos pais e do resto da família que teve de se mudar, por causa do lago. A função dos tambores foi expandida. A sonoridade dos funerais foi ampliada para outros eventos e festividades;, explica Sérgio Raposo.

Desprovido de sentido, pela visão dos europeus do século 17, o padrão de ritmos adotados pelos percussionistas é item de análise no documentário. Pelos integrantes portugueses do Drumming, na cidade do Porto, é expressa uma visão contemporânea da música tirada do tambor. ;O diretor de arte do grupo Miquel Bernat comenta, no filme, o processo de organização do ritmo. Ele explica a visão caótica associada ao instrumento, além de ressaltar questões da harmonia alcançadas pelo equilíbrio no uso dos tambores;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação