Diversão e Arte

Morre Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

postado em 14/10/2011 19:04
Cakoff vinha lutando contra um câncer desde 2002Morreu nesta sexta-feira (14), aos 63 anos, Leon Cakoff, crítico de cinema e fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Nascido Leon Chadarevian, ele migrou da Síria para o Brasil com a família, aos 8 anos de idade. Iniciou a carreira como jornalista em 1969, escrevendo para publicações do grupo Diários Associados. Também escreveu livros e trabalhou como produtor de cinema. Em 1977, ele criou a famosa mostra de São Paulo, que este ano chega à 35; edição -- a abertura será no próximo dia 21.

Cakoff vinha lutando contra um câncer desde 2002. Ele estava internado havia duas semanas em um hospital da capital paulista. O velório, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, começou às 17h e deve seguir até o meio-dia de sábado. O corpo será cremado no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes.

Por conta do falecimento, a TV Cultura deixa de exibir o documentário A última trama de Stalin, programado para esta sexta, às 22h, e reapresenta uma entrevista que Cakoff deu a Antonio Abujamra no programa Provocações. Em seguida, às 22h30, a apresentadora Marina Person presta breve homenagem a ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação