Diversão e Arte

TV online atrai público que não quer ficar preso à programação de emissoras

postado em 19/10/2011 08:58

Quem nunca perdeu um capítulo importante da novela por conta de um compromisso? Ou não conseguiu ver um filme? Ou deixou de acompanhar um seriado porque passa no horário do trabalho? A grade da tevê já deu dor de cabeça para muita gente. No entanto, a liberdade para montar sua programação é uma das possibilidades na internet. Os novos serviços permitem ao internautas assistirem, legalmente, a seus programas favoritos a qualquer hora e no dia que bem entenderem.

Para utilizar esse tipo de serviço, basta ter um computador e uma conexão banda larga à internet. Isso porque os filmes e as séries são carregados e transmitidos on-line. Os sites oferecem planos que saem mais em conta que os pacotes ofertados pelas televisões por assinatura. Até mesmo a programação de alguns canais de televisão aberta já está disponível na web.

A redução nos gastos foi o que chamou a atenção do economista Bruno Santos, 31 anos. Ele assume que acompanha a tevê pelo computador e já está completamente habituado à ideia. ;O preço é muito bom, especialmente quando comparado aos da televisão paga para serviços semelhantes;, explica. Outra coisa que atrai o rapaz de rotina atribulada é a possibilidade de assistir aos programas prediletos quando bem entender. ;A maior vantagem é a flexibilidade de poder ver quando eu tenho tempo disponível;, ressalta.

Liberdade
A infinidade de programas e a flexibilidade de horários que a internet proporciona fizeram com que a estudante Thamy Ribeiro, 23 anos, decidisse montar a própria programação. Ela é assinante de um provedor de internet que oferece o conteúdo da tevê aberta e a cabo. Assim, ela pode assistir a séries e novelas que perderia por conta do estágio. ;Meu horário é muito variado, por isso vejo tudo quando chego em casa, pela tevê on-line. Com a internet, eu posso ver o que quiser, quando quiser.;
Fernanda Mendes:
A estudante Fernanda Mendes, 21 anos, também tem dificuldades em conciliar a vida universitária com a grade de programação da tevê. Para isso, ela optou pelos serviços de transmissão on-line e os utiliza diariamente. ;Como escolho meu horário, é cômodo porque eu não fico mais refém da televisão. Você não precisa deixar de fazer nada e ainda pode ver tudo quantas vezes quiser. O preço é bem razoável;, afirma.

A professora de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Tânia Montoro, especialista em estudos da televisão, entende que a chegada da programação à internet é um movimento de derivação do conteúdo. ;A tevê está aumentando a acessibilidade, são formatos que facilitam o consumo dos meios de comunicação;, opina.

Bruno Santos considera que o processo de substituição da televisão pela internet é algo que em breve vai ser tornar irreversível. ;Acho que é um movimento que já está em curso. Eu praticamente só ligo a tevê para assistir eventos esportivos, o resto é no computador.;

Problemas
Apesar da comodidade e do baixo custo, os serviços oferecidos no Brasil possuem alguns problemas que ainda incomodam os usuários. Bruno, por exemplo, reclama principalmente da falta de opções disponbilizadas. ;Nem todos os meus programas prediletos estão lá, mas a comodidade supera isso;, comenta. Para Fernanda Mendes, os sites estrangeiros ainda estão um passo a frente dos nacionais. ;As páginas norte-americanas são mais completas, contam com mais filmes clássicos, de diretores menos conhecidos.;

Apesar de facilitar a vida dos usuários, Tânia Montoro aponta que esse tipo de serviço ainda não melhora o conteúdo da programação. ;A verdade é que as novas tecnologias favorecem o consumo, mas esses formatos ainda não conseguiram trazer um aumento da qualidade;, enfatiza.

Thamy Ribeiro:

Onde acessar
NetFlix: um dos serviços mais populares do momento. Com uma assinatura mensal de R$ 14,99, o usuário tem acesso a filmes e seriados (www.netflix.com). Globo.com: oferece acesso à programação da TV Globo. Assinatura mensal de R$ 12,90 (www.globo.com). Muu.com: serviço exclusivo para usuários de TV por assinatura ou da Globo.com, oferece séries e filmes dos canais Globosat (www.muu.com).

Assista vídeo explicativo sobre o Netflix:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação