Diversão e Arte

Humberto Araújo interpreta clássicos, de hoje a sexta, no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 19/10/2011 09:28

Araújo monta o roteiro do show com base nos dois discos da carreira solo, Choro criolo e Sambas instrumentaisHumberto Araújo ficou mais conhecido por sua atuação como saxofonista, flautista e arranjador, ao lado de nomes consagrados da MPB, do porte de Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Nana Caymmi. São mais de 500 títulos gravados, 200 arranjos e 150 destaques em solo. Ele marcou presença, também, em discos de artistas da nova geração, como a cantora Roberta Sá e o grupo Casuarina.

Em carreira solo, Araújo lançou em 2000 o CD Choro criolo, tido como um disco virtuosístico pela crítica. Mais recentemente, gravou com o Humberto Araújo Quinteto o álbum Sambas instrumentais, lançado pelo selo carioca Fina Flor, em parceria com o Sesc. Esse trabalho serve de base para o show que o músico fará de hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro.

;De uma vez anterior que estive no Clube do Choro, mostrei os temas que gravei no Choro criolo. Agora, vou ter o máximo prazer de lançar em Brasília meu segundo disco, para uma plateia informada, respeitosa, num local de referência para a música instrumental e a cultura brasileira;, enfatiza o saxofonista. ;Vou dedicar esse show ao grande violonista Alencar Sete Cordas, com quem tive o prazer de tocar várias vezes, inclusive nas lendárias reuniões promovidas pelo Dr. Six (bandolinista e ex-presidente do Clube).;

Em Sambas instrumentais, ao lado de Ruy Quaresma (violão), Zé Luiz Maia (baixo), Jorginho Gomes (bateria) e Fernando Merlino (piano), Humberto recriou 12 sambas antológicos, entre os quais Tenho um novo amor (Noel Rosa), O mundo é um moinho (Cartola), O mar serenou (Candeia), Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes) e Fato consumado (Djavan).

;Esse é um trabalho atípico na minha trajetória, mas o resultado me trouxe muita satisfação. Sinto que é um repertório que me fez chegar mais próximo do público, como pude constatar na série de shows que fiz no circuito Sesc do Grande Rio;, comemora Humberto. ;Acredito que no Clube do Choro a resposta da plateia vai ser semelhante.;

No show, o instrumentista traz outra novidade. Conhecido pelo som que extrai do seu sax tenor, no Clube do Choro ele estreia o sax barítono, adquirido há pouco tempo. ;Estou em lua de mel com o instrumento, que me possibilita criar sonoridades, enriquecer minha música;, festeja. Ele toca, ainda, com igual competência, sax soprano e alto.

Do roteiro, além de músicas do Sambas instrumentais, fazem parte temas do disco anterior, choros de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K-Ximbinho, além de Desafinado e Chega de saudade, parcerias de Tom Jobim com Newton Mendonça e Vinicius de Moraes, respectivamente. No palco, ao lado de Humberto estará o grupo brasiliense Choro Livre, formado por Henrique Filho (violão sete cordas), Rafael dos Anjos (violão seis cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro).


Humberto Araújo
Show do saxofonista carioca, acompanhado pelo grupo brasiliense Choro Livre, de hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos; R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.

Confira vídeo de Humberto Araújo tocando Sonoroso:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação