Diversão e Arte

Mostra Internacional de Cinema começa com homenagem a Leon Cakoff

postado em 21/10/2011 12:34
São Paulo (SP) ; Começou nessa quinta-feira (21/10) a 35; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em sessão restrita apenas para convidados no Auditório do Ibirapuera. A morte do criador da mostra, Leon Cakoff no dia 14 deste mês rendeu homenagens emocionadas de pessoas que conviveram com ele. Um vídeo curto com entrevistas de Cakoff nos principais momentos da mostra foi exibido antes do longa-metragem O garoto da bicicleta, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardene.

O apresentador de TV, Serginho Groisman lembrou que ao marcar posição contra a censura prévia de filmes durante o regime militar, o organizador empreendeu importante oposição ante o regime. ;Ele ajudou no processo de redemocratização do país. O Cakoff trouxe para o Brasil, cinematografias que pouco ou nunca frequentavam nossas telas. O cinema era seu vício e ele nunca sofreu de abstinência;, lembrou Groisman com a voz embargada.

A viúva de Cakoff e agora diretora da Mostra, Renata de Almeida agradeceu o empenho da equipe de produção para a realização do evento. ;Sem o empenho da equipe, nós não estaríamos aqui hoje. A melhor homenagem que podemos fazer ao Leon é continuar com a mostra;, declarou. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab compareceu à cerimônia em sinal de agradecimento ao trabalho de Cakoff. ;Estou aqui para representar a cidade de São Paulo e para agradecer o empenho dele com o cinema, com as artes e com o Brasil. Nosso desejo é que a Mostra continue do jeito que ele sempre quis;, resumiu Kassab. A Mostra será encerrada no dia 3 de novembro. Até lá serão exibidos 250 títulos internacionais e nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação