Já virou uma tradição do festival Ferrock, realizado anualmente em Ceilândia, dedicar suas edições a alguma região brasileira. ;Este ano, o tema é o encontro do rock com a cultura do Norte do país;, conta Ari de Barros, organizador do evento.
A 26; edição do festival, com shows hoje e amanhã ; a partir das 14h, na Praça da Administração de Ceilândia ; , contará com 22 apresentações, sete delas de artistas vindos de estados da Região Norte. A seleção musical do Ferrock 2001 é eclética. Além dos convidados do Norte, bandas de Espírito Santo, Goiás, São Paulo e, claro, Distrito Federal estão na escalação. Em cima do palco, o público verá desde carimbó e boi-bumbá até o metal do Sepultura. Entre um extremo e outro, haverá espaço para punk rock, hardcore, blues, psicodelia e rock alternativo.
[SAIBAMAIS]Quem encerra a programação desta noite é o blueseiro paulistano André Christovam. O músico de 53 anos adianta que em sua apresentação prestará uma homenagem a três gigantes do blues britânico. ;Tive uma súbita vertigem e retrocedi ao início da minha trajetória musical. Vamos revisitar, com minha maneira um tanto peculiar de lidar com harmonia, a obra de minhas grandes influências inglesas: Eric Clapton, Peter Green e MickTaylor, o supremo triunvirato do Bluesbraker;s de John Mayall no meio dos anos 1960.;
O Sepultura, encarregado de fechar a programação de domingo, lança em Brasília seu 12; álbum, Kairos. A banda chega a Brasília depois de passar a semana na América Latina, com show no Chile e na Argentina.
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é até compreensível que algumas cenas musicais permaneçam distantes umas das outras. Mas com o advento da internet e a integração do circuito alternativo de shows foi possível perceber na última década um maior diálogo e intercâmbio entre bandas de todo o Brasil.
E com os artistas da Região Norte não seria diferente. Um bom exemplo é a banda Mini Box Lunar. Original de Macapá, o grupo ; que faz um som inspirado em bandas como Mutantes, Sérgio Sampaio e Júpiter Maçã ; realizará no Ferrock seu 40; show fora de casa.
;Penso que o Norte certamente é um celeiro de novos trabalhos, assim como foi Recife na década de 1990. Tivemos vários indicativos de que a nova música brasileira passa por aqui, e é genial a ideia de ver um pedaço de cada estado da Amazônia num festival no centro do país;, comenta o tecladista da Mini Box, Otto Ramos. No fim do ano, é a vez de o músico agitar sua cidade com um evento musical. ;Estamos no meio da pré-produção do Festival Quebramar 2011, que será realizado em Macapá entre 6 e 11 de dezembro;, conta Otto.
Revolução e rock
Idealizador do Ferrock, Ari de Barros conta que, mais do que a música, o festival tem como principal objetivo conseguir resultados sociais para Ceilândia. Não à toa, o nome do evento ; realizado pela primeira vez em 1984 ; é uma abreviação de Revolução e Rock. Conquistas recentes vão desde a construção de uma escola, a reestruturação de áreas originalmente usadas para depósito de lixo, até asfaltamento e a iluminação em diversos pontos de Ceilândia.
A entrada para cada dia do festival é gratuita, mas para ter acesso ao evento o público precisará doar 1kg de alimento não perecível, com exceção de sal, fubá e farinha de trigo. Ao longo de sua história, o Ferrock já levou para Ceilândia nomes como Ratos de Porão, Zé Ramalho, Dominguinhos, O Terço, Angra, e artistas estrangeiros como Napalm Death, Suffocation e Johnny Winter.
Ferrock 2011
Hoje e amanhã, a partir das 14h, na Praça da Administração de Ceilândia.
Hoje: Dependência Pulmonar, Darshan, In the Sahdows (GO), Trampa, Grupo Pelinsky, Hellfire Club, Brazilian Blues Band, Discórdia (AC), Mini Box Lunar (AP), Veludo Branco (RR), Terror Revolucionário e André Christovam (SP). Amanhã: Acid Speech, Rebel Shot Party, Mass Execution (ES), Restos de Feira (SP), Boi-bumbá do Amazonas, Mata Burro (TO), Brutal Exuberância (AM), Delinquentes (PA), DFC e Sepultura (MG/SP/ EUA). Ingresso: 1kg de alimento não perecível (menos sal, fubá e farinha de trigo).
Não recomendado para menores de 16 anos.
Confira alguns vídeos: