Diversão e Arte

A chef Rita Lobo reúne receitas fáceis de preparar extraídas de seu site

postado em 28/10/2011 09:14
Dizem que a comida deve primeiro chamar a atenção dos olhos para só então agarrar de vez o paladar. Com Rita Lobo, esse jogo de conquista começa antes mesmo de o prato ser servido. A beleza da chef é de chamar a atenção, o que a levou a trabalhar como modelo antes de viver rodeada das caçarolas. Nesse trabalho, visitou diversos lugares ; como Estados Unidos, Japão e Marrocos ; e teve contato com sabores e culturas distintos. Já com o paladar ansioso por novos gostos e apaixonada pela culinária, ela iniciou um curso de gastronomia no Institute of Culinary Education, em Nova York, e começou aí sua carreira de cozinheira, que já soma 16 anos.

Rita trabalhou no Rules Restaurant, em Londres, e no Bar des Arts e no Restaurante Oriental, ambos em São Paulo. Logo de início, porém, o talento da paulistana pôde ser observado não só na cozinha, mas também na facilidade para escrever sobre gastronomia. A habilidade lhe rendeu, em 1995, uma coluna na Folha de S. Paulo, que ficou ativa até o lançamento do site Panelinha, em 2000, um dos primeiros do país a publicar receitas testadas e fotografadas. Desde então Rita publicou três livros: Cozinha de estar (Conex); A conversa chegou à cozinha, crônicas e receitas (Ediouro) e Culinária para bem-estar, receitas anti-TPM (Panelinha). Recentemente, a chef lançou sua última publicação, Panelinha, receitas que funcionam (Senac), em comemoração aos 10 anos do site. A obra já vendeu 20 mil exemplares e foi lançada ontem em Brasília, com a presença da chef.

No livro, uma espécie de guia moderno com cara de caderno de receitas da vovó, Rita acrescentou dicas de compras de supermercado e como evitar o desperdício na cozinha. De acordo com a autora, o projeto é uma celebração da comida de casa, do dia a dia ; há, por exemplo, um espaço no livro dedicado às receitas de bife rolê, almôndegas, panquecas e até purê de batata, do jeitinho como é feito em casa.

Há espaço também para receitas elaboradas e saudáveis, essas últimas o carro-chefe da publicação, tudo nos moldes do tão falado comfort food (alimentos que trazem recordações às pessoas). Mas não se engane achando que ;saudável; para Rita são pratos sem carne nem gordura. ;Saudável para mim é tudo que é natural, que não é processado, cheio de químicos, como comida light ou diet. Na minha cozinha, não entra nada que tenha adoçante ou margarina;, decreta.

Com jeito de guia, o livro traz também as ;listas dos 10;, com relações como as dos alimentos essenciais para se ter na despensa, os utensílios indispensáveis ou os conselhos nutricionais que valem ouro. Há ainda alternativas para os dias corridos e receitas para as crianças ou especialmente pensadas para não deixar a casa com cheiro de cozinha. De uma forma descontraída, Rita colocou profissionais que nada têm a ver com a gastronomia para esquentarem as barrigas no fogão. Exemplos são receitas sugeridas pelos apresentadores Danilo Gentili e Lilian Pacce e pelos estilistas Rita Wainer e Dudu Bertholini. ;É um livro para manter na bancada da cozinha, para facilitar o dia a dia, deixar a vida mais saborosa e saudável;, resume a autora. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação