De deixar com ciúme a namorada, Thais Gulin, a garota ;de cabelo cor de abóbora; do blues Essa pequena, faixa do álbum mais recente. Neste fim de semana, durante duas horas, cinco estrelas da MPB assumiram a paixão por Chico Buarque de Hollanda ao interpretar algumas de suas mais belas canções em show, levando outras tantas mulheres, presentes na plateia, a suspirar por ele.
O autor de incontáveis composições que põem em relevo a figura feminina foi reverenciado no espetáculo Elas cantam Chico, apresentado na sexta-feira e no sábado, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, por Daniela Mercury, Margareth Menezes, Paula Lima, Roberta Sá e Elba Ramalho. Na primeira noite, elas foram assistidas por 2,2 mil pessoas; na segunda, por 3 mil.
Idealizado e dirigido por Daniela Mercury (sob encomenda da Caixa Econômica, na comemoração dos 150 anos da instituição financeira), Elas cantam Chico estreou em Brasília no segundo semestre de 2010, sendo levado depois a outras 12 cidades brasileiras, para plateias de convidados. Ao retornar à capital, pela primeira vez o show foi aberto ao público, que pagou caro pelos ingressos. A meia-entrada custava entre R$ 160 e R$ 215.
Quem esteve presente, porém, deixou claro que valeu a pena o investimento. Aplausos calorosos foram ouvidos tanto na primeira noite ; quando subiram ao palco Daniela, Paula, Margareth e Roberta ; quanto na segunda, com Elba no lugar de Roberta. Elas mostraram total entrosamento, acompanhadas por afinada banda, formada por sete instrumentistas baianos, sob a direção musical do guitarrista Gerson Silva, também responsável por criativos arranjos, que deram nova roupagem às criações buarqueanas.
Daniela, além de ter presença maior em cena, atuou como condutora do espetáculo. Após interpretar, de maneira quase cool, as consagradas João e Maria, Sonho impossível, O que será e Trocando em miúdos, na abertura do show, ela teceu loas sobre o homenageado, com quem já dividiu projetos. Em seguida, Roberta, imprimiu suavidade ; sua marca registrada ;, à Valsinha e mostrou que tem samba no pé em A Rita (sucesso do primeiro LP de Chico) e Pelas tabelas.
Um tom acima
No sábado, num tom bem mais acima, Elba soltou a voz nas mesmas músicas e acrescentou ao repertório Palavra de mulher, que Chico fez para ela. ;Gravo Chico desde Ave de prata, meu disco de estreia, em que incluí Não sonho mais;, lembrou. Com Daniela, ela fez duo na popularíssima Olhos nos olhos (lançada por Maria Bethânia na década de 1970).
Daniela manteve-se em cena e, emocionada, cantou Retrato em branco e preto, para em seguida convocar ao palco Paula Lima, ;essa paulistana gostosa, cheia de suingue;. Cheia de atitude, Paula passeou com estilo por Sem compromisso, Partido alto e Tanta saudade. Ao lado de Roberta (e Elba) e Daniela, protagonizou um do mais belos momentos do espetáculo, na interpretação de Terezinha.
Margareth Menezes, cantora que iniciou a carreira como atriz no Circo Troca de Segredos, em Salvador, exibiu dramaticidade ao emprestar a voz poderosa a duas músicas densas da obra de Chico: Geni e o zepelim e Cálice. Arrebatados, os espectadores a aplaudiram delirantemente ; no sábado, muita gente o fez de pé. Depois, ela deixou rolar sua faceta mais doce em Vitrines.
O clássico Morena de Angola juntou as quatro, num clima bem descontraído. O quarteto se formou, igualmente, em O meu amor, Samba de um grande amor e Mulheres de Atenas ; e contou com o coro dos admiradores (delas e do homenageado), que foram para a frente do palco no encerramento apoteótico, com Quem te viu, quem te vê e Apesar de você.
NA ESTRADA
; Entusiasmada com a acolhida dos brasilienses, Daniela Mercury disse ao Correio que está felicíssima com o resultado de Elas cantam Chico. ;Tivemos pouco tempo para ensaiar. O espetáculo foi se moldando na estrada;, comentou. Segundo ela, o show, agora sem o patrocínio da Caixa, só será retomado depois do carnaval. ;Todas nós estamos com a agenda individual repleta de compromissos. Estou vindo de uma turnê do Carnavália ; o álbum que lancei em 2010 ; pelo México, pelos Estados Unidos e pelo Canadá.; Nesses países, o show foi bem recebido pelo público e pela crítica, ganhando até elogios no New York Times. Daniela continuará em excursão até janeiro. Depois, voltará todas as atenções ao carnaval. Sem a parceria com a revista Contigo, ela avisa que seu badalado camarote no circuito Barra/Ondina, que tinha ficado ;meio paulista;, volta a ter em 2012 as características baianas. Mais uma vez, com a organização de Lícia Fábio.