Diversão e Arte

Guitarrista Pedro Martins abre show do pianista Ramberto Ciammarughi

Irlam Rocha Lima
postado em 01/11/2011 08:48

Pedro Martins participa hoje, pela primeira vez, de um evento internacional. O jovem guitarrista brasiliense é convidado do festival Umbria Jazz, e abre a programação em Brasília às 20h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no shopping Iguatemi, tocando antes do consagrado pianista italiano Ramberto Ciammarughi. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no local.

Nesta apresentação, Pedro vai mostrar temas do CD Sonhando alto, que lançou em show na última quinta-feira, no Teatro Cássia Eller, do Complexo Cultural da Funarte, para uma plateia que lotou o espaço. ;Vou tocar, também, algumas composições ainda inéditas, entre as quais Canção serena, Entardecer, Refletindo e Tempo frio;, anuncia. No palco, ele terá a companhia do tecladista Felipe Viegas e do baterista Renato Galvão, que tomaram parte na gravação disco.

Sobre os temas que tem composto, o guitarrista diz que eles expressam seus sentimentos. ;Embora costume fazer uma espécie de psicografia dos diferentes estilos musicais que ouço, dos filmes que assisto e de situações por que passei, o que me inspira na hora de compor são coisas da minha vida, mesmo. Quem ouve com atenção minhas músicas vai perceber que há aquelas com mais suingue, mais balanço; mas tem outras que fiz em momentos de reflexão.;

Oartist não se alinha com nenhum estilo musical específico, e deixa claro ao situar-se. ;Não sou jazzista. O que faço é música instrumental contemporânea universal.; Ele ainda se emociona ao falar a acolhida que recebeu do público no show na Sala Cássia Eller. ;Foi linda a reação das pessoas. Senti que elas estavam atentas ao que ouviam e reagiam de forma carinhosa, com muitos aplausos. Houve até quem dançou;, comemora.

Intercâmbio

O Umbria Jazz, que será levado também a São Paulo, na sexta-feira, tem como atração principal o pianista Ramberto Ciammarughi. Realizado há 38 anos na Itália (em Marche, na Umbria, na Toscana e em Emilia Romagna), ocorre desde 2006 no Brasil, já tendo passado por Curitiba, Ouro Preto, Rio de Janeiro e Salvador. O objetivo do projeto é estabelecer intercâmbio cultural entre os dois países.

Principal atração desta edição, o pianista e compositor Ramberto Ciammarughi é de Assis e iniciou suas atividades na década de 1980, tocando sozinho e em trio, nos clubes de jazz italianos. Depois passou a participar de grandes festivais em seu país e no exterior. Entre os artistas com quem já trabalhou estão Randy Brecker, Billyy Cobham, Steve Grossman, John Clark, Dee Dee Bridgewaterm Vinnie Colaiuta e Jimmie Owens.

Ciammarughi compôs e fez arranjos para peças teatrais e instalações de artes visuais como Leituras em filosofia, Gulliver, Barco de lixo, Pequeno círculo fechado e a trilogia Memorando, Horace e Cassandra. Entre 1999 e 2000 escreveu e encenou Um hino ao irmão Francisco. Em Roma, foi professor na Academia Romana de Música. E tem estado à frente de seminários e cursos na Filarmônica de Villadossalo.

Umbria Jazz Festival

Apresentações do guitarrista Pedro Martins e do pianista Ramberto Ciammarughi hoje, às 20h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (shopping Iguatemi, no Lago Norte). Entrada franca, mediante a apresentação de convite, disponibilizado na entrada do teatro. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação