Diversão e Arte

Mostra de dança contemporânea Paralelo 16 reúne espetáculos e oficinas

postado em 02/11/2011 09:59

O palco do Teatro Plínio Marcos tem compromissos com bailarinos, coreógrafos e demais artistas do corpo até o fim deste mês. O motivo: a mostra de dança contemporânea Paralelo 16, ciclo de espetáculos e oficinas criado em Goiânia e que, depois de três edições no estado vizinho, traz para a capital do país trabalhos de Goiás (Quasar), Minas Gerais (Cia. MN), São Paulo (Ângelo Madureira e Ana Catarina), Rio de Janeiro (Cia. Focus e Grupo Tápias), Paraná (Ballet de Londrina) e Distrito Federal. Sob curadoria de Vera Bicalho, diretora-geral da Quasar Cia. de Dança, a expansão do projeto começa hoje, às 14h, com oficina do Ballet de Londrina, e termina em 20 de novembro, com o espetáculo Céu na boca, do grupo goiano.
O Ballet de Londrina abre a programação do Paralelo 16 com oficina, nesta quarta
A companhia paranaense, ativa há 18 anos, já rodou por vários estados do país. Também se apresentou em Cuba, Peru, Argentina e Zimbábue, planeja uma estadia de 10 dias na França, em março do ano que vem, mas só agora conseguiu encaixar o DF na agenda. ;Na oficina, vamos dar enfoque às raízes clássicas da dança. No espetáculo A sagração da primavera (primeira sessão amanhã, às 21h), com 12 bailarinos, tentamos achar um foco diferente, o ser humano primitivo e o que ele tem a nos dizer até os dias de hoje;, comenta Leonardo Ramos, diretor do Ballet de Londrina.

Ponto de encontro
Ramos, que conhece boa parte dos participantes, considera a ocupação da Funarte um ponto de encontro relevante. ;Catarina e Madureira, de São Paulo, já estiveram em Londrina. Temos contato com o Focus, do Rio, também. Temos participado de festivais, que possibilitam troca de informações, realização de oficinas. No DF, em Goiânia, no Peru, a Semana de Cultura de Assunção, no Paraguai, grandes eventos com gente de grandes lugares;, destaca o coreógrafo.

Cleani Marques Calazans é a representante solitária do DF na mostra. No palco, ela também estará sozinha, em Distração essencial ou a difícil tarefa de lembrar-se de si mesmo (sessão única domingo, às 20h). ;Dirijo, trabalho e atuo. Fiz tudo;, reforça. Há 25 anos explorando os limites físicos e mentais do corpo, Cleani diz que a proposta do espetáculo, resultado de um ano de pesquisa, requer um olhar menos egoísta e mais reflexivo (do público e dela própria). ;Talvez tenha nascido de uma angústia minha, de tentar perceber coisas que a gente não consegue enxergar. Estamos sempre com o olhar para fora, nunca para dentro, talvez incomodado com o que as pessoas vão pensar. Se observássemos o nosso comportamento, nossas ações iriam mudar;, explica.

A participação no Paralelo 16, para ela, significa um raro sinal de reconhecimento e a oportunidade de intercâmbio de ideias, técnicas e experiências com artistas de outros estados. ;Em Brasília, não há muitos festivais. Às vezes, a gente fica isolado na cidade e não tem como acompanhar as outras pessoas. O evento é interessante, cria vínculos com outras companhias;, resume.


PARALELO 16 ; MOSTRA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
De hoje a 20 de novembro, no Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte, Eixo Monumental). Oficinas gratuitas e espetáculos de oito companhias, com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação indicativa livre. Informações: 3202-3277 e ocupacaofunarte2011@gmail.com. Inscrições para as oficinas: www.ocupacaofunarte2011.com.br.

PROGRAMAÇÃO:



02/11 ; Quarta ; 14h - Oficina Ballet de Londrina


03/11 ; Quinta - Espetáculo A Sagração da Primavera


04/11 ; Sexta - 14h - Oficina de Dança ; Flávia Tápias


21h - Espetáculo A Sagração da Primavera


05/11 ; Sábado ; 21h - Espetáculos Sudeste e Tudo depende de como você me vê passar - Tápias / Dança


6/11 ; Domingo ; 20h - Espetáculo Distração essencial ou a difícil tarefa de lembrar-se de si mesmo


9/11 ; Quarta ; 14h - Oficina com Focus Cia de Dança


10/11 ; Quinta, às 21h - Espetáculo Ímpar


11/11 ; Sexta, às 14h - Oficina de Dança ; Angelo Madureira e Ana Catarina


21h - Espetáculo Ímpar


12/11 ; Sábado, às 21h - Espetáculo O nome científico da formiga


13/11- Domingo, às 20h - Espetáculo O nome científico da formiga


17/11 ; Quinta, às 21h - Espetáculo Escapada


18/11 ; Sexta, às 14h - Oficina com a Cia MN de Dança


Às 21h - Espetáculo Escapada


19/11 ; Sábado, às 10h - Oficina com a Quasar Cia de Dança


Ás 21h - Espetáculo Céu na boca


20/11 ; Domingo, às 20h ; Espetáculo Céu na boca




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação